Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ATUALIZADA - George Romero, pai dos filmes de zumbi, morre aos 77 anos

Loading...

GERAL

ATUALIZADA - George Romero, pai dos filmes de zumbi, morre aos 77 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O cineasta norte-americano George A. Romero morreu neste domingo (16), aos 77 anos, enquanto dormia. Ele sofria de um câncer de pulmão.

Ele se notabilizou como um dos precursores dos filmes e zumbi, com "A Noite dos Mortos Vivos" (1968). O filme custou, à época, US$ 114 mil e rendeu US$ 30 milhões em bilheteria. O longa é um dos grandes clássicos cult do cinema de terror.

Ele influenciou uma série de cineastas depois dele, como John Carpenter e Tobe Hooper. À época das filmagens, o diretor e seus sócios gastaram suas economias para fazer o longa-metragem e parte dele foi rodada no porão de sua produtora. O filme mostra um grupo de personagens presos em uma fazenda, que é atacada por uma horda de zumbis famintos.

A película também chamava a atenção por trazer um protagonista negro, o ator Duane Jones.

Como o filme foi lançado em meio a explosão da contracultura, alguns chegaram a encarar os zumbis alegoria crítica ao capitalismo —na qual a ameaça zumbi seria o medo que os ricos teriam da massa de excluídos da sociedade.

Romero ainda faria uma sequência de filmes sobre o tema: como "Despertar dos Mortos" (1978), "Dia dos Mortos" (1985), "Terra dos Mortos" (2005), "Diário dos Mortos" (2007) e "A Ilha dos Mortos" (2009), entre outros.

Recentemente, ele chegou a ser anunciado como diretor de um dos filmes da franquia "Resident Evil", mas se desligou do projeto por diferenças criativas.

George Andrew Romero nasceu em 1940, em Nova York. Depois de estudar arte e design gráfico, ele fundou sua própria produtora, nos anos 1960 —pela qual chegou a trabalhar com vídeos publicitários.

Ele deixa três filhos e a mulher, Suzanne Desrocher Romero.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias