MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Médico tem que parar de fingir que trabalha, diz ministro

OBS: INCLUI SAÚDE-GOVERNO 2 NATÁLIA CANCIAN E GUSTAVO URIBE SÃO PAULO, SP E DE BRASÍLIA (FOLHAPRESS) - O ministro da Saúde, Ricardo Barros, defendeu nesta quinta (13) a adoção de biometria em todas as unidades de saúde e de um "padrão de produtividade"

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.07.2017, 20:45:02 Editado em 13.07.2017, 20:45:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

OBS: INCLUI SAÚDE-GOVERNO 2

continua após publicidade

NATÁLIA CANCIAN E GUSTAVO URIBE

SÃO PAULO, SP E DE BRASÍLIA (FOLHAPRESS) - O ministro da Saúde, Ricardo Barros, defendeu nesta quinta (13) a adoção de biometria em todas as unidades de saúde e de um "padrão de produtividade" para fiscalizar profissionais que atuam no SUS, em especial os médicos.

continua após publicidade

"Vamos parar de fingir que pagamos o médico e o médico parar de fingir que trabalha", disse, a um público formado por secretários municipais de saúde , em evento no Palácio do Planalto. "A biometria do funcionário vai permitir que essas pessoas cumpram o contrato que fizeram com o poder público."

As declarações do ministro motivaram reação de entidades médicas, que consideraram os comentários "inadequados" e "pejorativos".

Nos últimos meses, Barros já havia entrado em atrito com a categoria após afirmar que os médicos não mostram disposição para o trabalho.

continua após publicidade

Nesta quinta, ele disse que é preciso também estabelecer metas de desempenho para que as prefeituras possam fiscalizar os médicos, como tempo destinado às consultas.

"Vamos estabelecer metas de desempenho, e quem estiver abaixo do seu desempenho, vai ser chamado a aumentar sua produtividade."

Ele cita como exemplo um parâmetro da OMS (Organização Mundial de Saúde), que prevê cada consulta dure cerca de 15 minutos. "Hoje o médico vai lá, faz quatro horas de concurso e marca 16 consultas. Ele vai lá, faz cinco minutos de consulta e vai embora. Queremos o médico no tempo que concursou."

continua após publicidade

Em uma declaração polêmica, Barros afirmou ainda que muitos pacientes buscam diretamente o pronto-socorro dos hospitais porque muitos médicos não cumprem a carga horária contratada nas unidades básicas de saúde, que deveriam responder pelo primeiro atendimento.

"O grande problema de saúde é que não conseguimos fazer com que o médico fique quatro horas na unidade de saúde. A pessoa que tem problema vai diretamente no hospital, porque lá ele sabe que vai estar o médico."

Segundo o ministro, o governo publicou credenciamento para selecionar empresas para informatizar e adotar biometria nas unidades até 2018. O custo deve ser dividido entre União e municípios.

Em nota, o CFM (Conselho Federal de Medicina) e a AMB (Associação Médica Brasileira) disseram que médicos e outros profissionais de saúde "são frequentemente constrangidos" por declarações de gestores, "inclusive o ministro Ricardo Barros, que distorcem as dificuldades enfrentadas pelo SUS".

A Federação Médica Brasileira diz ser tentativa de "denegrir" a imagem da classe. Segundo ela, o sistema de ponto para servidores é defendido por entidades. "Barros avalia como mais conveniente culpar os médicos pela falta de estrutura, de recursos humanos, de laboratórios, de equipamentos."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Médico tem que parar de fingir que trabalha, diz ministro"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!