Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

ATUALIZADA - Trump publica vídeo ufanista em que destaca sua participação no G20

Loading...

GERAL

ATUALIZADA - Trump publica vídeo ufanista em que destaca sua participação no G20

ISABEL FLECK

WASHINGTON, EUA (FOLHAPRESS) - Se não fossem as imagens, que mostram Donald Trump e a família nos eventos do G20, e a letra da música-tema, o vídeo postado pelo presidente americano na manhã deste domingo (9) poderia muito bem ser confundido com a publicidade ufanista do regime norte-coreano.

Na montagem de 1min47s, cuja autoria não foi revelada –mas que parece ter vindo da equipe de Trump–, fotos e vídeos do presidente e de sua filha e assessora, Ivanka, apertando as mãos dos demais líderes do G20 são cobertos pela música "Make America Great Again" (vamos fazer a América grandiosa de novo, slogan da campanha do republicano), entoada pelo coro de uma igreja batista.

Trump postou o vídeo em sua conta pessoal no Twitter depois de outras sete mensagens publicadas desde as 7h30 (8h30 de Brasília), nas quais disse que "o G20 foi um grande sucesso para os EUA", que ele "pressionou fortemente" o presidente russo, Vladimir Putin, duas vezes sobre se houve interferência de Moscou nas eleições, e que não discutiu com o colega as sanções contra o país.

Junto com o vídeo, Trump escreveu apenas "Make America Great Again", frase ouvida dez vezes na música, enquanto o vídeo mostra Trump rodeado de líderes sorrindo (o brasileiro Michel Temer aparece de relance) e em encontros bilaterais, e aproxima o presidente nas imagens de grupo do G20.

Há um bom espaço no vídeo também para imagens de Ivanka sendo cumprimentada por líderes de outros países, numa mensagem de que a tarefa de tornar os EUA grandiosos de novo foi abraçada pela família Trump.

A música que acompanha a montagem já havia aparecido antes na conta de Trump, no feriado de 4 de julho, dia da independência americana.

A gravação da composição do pastor Gary Moore, da Primeira Igreja Batista de Dallas, no Texas, tinha sido feita durante o "Comício para Celebrar a Liberdade", no fim de semana anterior, quando um coral entoou a canção para Trump no Kennedy Center, em Washington.

A letra se resume a "Levantemos a tocha da liberdade por toda a terra / Rumo ao futuro, de mãos dadas / Façamos a América grandiosa de novo".

As postagens foram feitas em meio a uma cobertura da imprensa que mostrou o isolamento de Trump na cúpula do G20 em relação ao clima, depois que o presidente anunciou a saída dos EUA do Acordo de Paris.

CESSAR-FOGO

Também pelo Twitter, Trump afirmou que é hora de "trabalhar de forma construtiva com a Rússia".

Neste domingo, teve início o cessar-fogo no sudoeste da Síria, que entrou em vigor às 12h locais (6h em Brasília). O anúncio da trégua ocorreu enquanto o presidente americano se reunia com Putin, na cúpula do G20.

EUA e Rússia apoiam lados opostos na guerra civil que assola o país há mais de seis anos. Enquanto os americanos dão suporte a grupos rebeldes, os russos intervêm no país em favor do regime do ditador Bashar al-Assad.

O secretário de Estado americano, Rex Tillerson, disse que o cessar-fogo é "o primeiro sinal de que EUA e Rússia são capazes de trabalhar juntos na Síria."

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias