MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Novo ciberataque atinge empresas de diversos países

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - Um ciberataque de grandes proporções afetou nesta terça-feira (27) computadores em diversos países europeus. A Ucrânia foi a principal prejudicada, com dano em agências do governo, no sistema bancário e no metrô

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.06.2017, 14:05:09 Editado em 27.06.2017, 14:05:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - Um ciberataque de grandes proporções afetou nesta terça-feira (27) computadores em diversos países europeus.

A Ucrânia foi a principal prejudicada, com dano em agências do governo, no sistema bancário e no metrô. Os painéis do aeroporto de Kiev deixaram de funcionar.

continua após publicidade

Segundo a empresa russa de antivírus Kaspersky, 60% das empresas e instituições afetadas estão nesse país.

Houve também incidentes no restante do continente, incluindo bancos russos. Entre as vítimas estão a multinacional francesa de construção Saint-Gobain, as empresas russas de aço, minas e petróleo Evraz e Rosneft e a transportadora dinamarquesa AP Moller-Maersk.

Especialistas acreditam que a causa foi uma variante de um vírus conhecido como Petya ou Petrwrap, de espécie "ransomware" –um software que bloqueia informações e exige dinheiro para destravá-las. "Ransom" significa "resgate" em inglês. Um pedido de resgate de US$ 300 (R$ 995) teria sido exibido na tela de alguns computadores afetados.

continua após publicidade

A ação se parece com aquela que afetou mais de 230 mil computadores em mais de 150 países, incluindo o Brasil, também causada por um "ransomware". Naquela ocasião, o NHS, o sistema de saúde britânico foi parcialmente bloqueado.

A empresa de segurança Group IB, com sede em Moscou, disse que os hackers se aproveitaram de um código desenvolvido pela NSA (agência nacional de segurança americana) para este ataque. A mesma ferramenta havia sido empregada no mega-ataque de maio, causado pelo vírus WannaCry.

UCRÂNIA

continua após publicidade

Em uma primeira avaliação, o dano do ciberataque desta terça parecia limitado. Apesar de ter havido dificuldades no atendimento bancário a clientes, os bancos ucranianos disseram que não houve maior prejuízo.

A empresa de eletricidade estatal, Ukrenergo, afirmou que o surprimento de energia não foi comprometido.

continua após publicidade

O vice-premiê ucraniano, Pavlo Rozenko, publicou uma imagem em uma rede social mostrando uma tela preta de computador. Ele afirmou que todo o sistema informático da administração estava desconectado.

O ataque pode ter começado nesse país, quando funcionários da administração abriram os seus e-mails, infectados com aquele vírus.

A Ucrânia sofreu uma série de outros ciberataques nos últimos anos, incluindo ações contra sua rede elétrica. O governo vinha pedindo o reforço de suas defesas.

O governo culpou a Rússia no passado por outros ataques. Em 2015, uma ação deixou partes do país sem eletricidade. Moscou nega ter tido qualquer participação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Novo ciberataque atinge empresas de diversos países"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!