MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - União Europeia avalia que proposta de May não é suficiente

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - Um dia após a primeira-ministra britânica, Theresa May, oferecer direitos aos cidadãos europeus, líderes do bloco disseram nesta sexta (23) que a proposta não é o bastante. Entre eles o presidente da Comissão Eu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.06.2017, 21:00:09 Editado em 23.06.2017, 21:00:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - Um dia após a primeira-ministra britânica, Theresa May, oferecer direitos aos cidadãos europeus, líderes do bloco disseram nesta sexta (23) que a proposta não é o bastante.

Entre eles o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, que afirmou: "Este é um primeiro passo, mas não é o suficiente".

continua após publicidade

A mesma mensagem foi repetida pela chanceler da Alemanha, Angela Merkel. "Não foi um avanço", disse. Ela afirmou em entrevista coletiva que os 27 membros restantes "vão estar bem preparados, e nós não vamos permitir que nos dividam".

Já o premiê belga, Charles Michel, disse que a proposta de May é "um gato na sacola", uma expressão usada para um "presente dúbio". Ele afirmou que a oferta de May foi "particularmente vaga".

As reações são uma demonstração da dura barreira que May deverá enfrentar nos próximos meses durante as negociações do "brexit", a saída britânica da UE. As conversas foram formalmente iniciadas nesta semana.

continua após publicidade

May tem dito que vai conseguir o melhor acordo possível para o Reino Unido, que deve deixar o bloco econômico até meados de 2019. Mas os europeus vêm demonstrando não estar dispostos a muitas concessões.

O presidente francês, Emmanuel Macron, deve se mostrar especialmente rígido nessas negociações.

Tanto o Reino Unido quanto a UE querem que os direitos de seus cidadãos sejam decididos já no início das negociações, antes de adentrarem em temas complexos como os acordos comerciais.

continua após publicidade

A proposta de May é de que os 3 milhões de europeus vivendo no Reino Unido não sejam obrigados a deixar o país no momento da separação. Quem viveu no Reino Unido por cinco anos poderia ter os mesmos direitos concedidos aos cidadãos britânicos.

A UE exige, porém, que seu Tribunal de Justiça possa decidir sobre esses direitos —algo que May rejeita.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - União Europeia avalia que proposta de May não é suficiente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!