MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Incêndio em Londres foi homicídio, diz polícia

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - A polícia britânica anunciou nesta sexta (23) que avalia tratar como homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) o incêndio da semana passada em um prédio residencial em Londres. Houve ao menos 79 víti

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.06.2017, 20:55:08 Editado em 23.06.2017, 20:55:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - A polícia britânica anunciou nesta sexta (23) que avalia tratar como homicídio culposo (quando não há a intenção de matar) o incêndio da semana passada em um prédio residencial em Londres. Houve ao menos 79 vítimas.

As autoridades também disseram que o incêndio da Torre Grenfell —o mais letal no Reino Unido desde a Segunda Guerra (1939-1945)— foi iniciado de maneira acidental por uma geladeira.

continua após publicidade

Cerca de 800 famílias de cinco prédios no norte de Londres foram retiradas de suas moradias após inspeções encontrarem material semelhante ao revestimento da Torre Grenfell. Obras para a troca do material devem durar de três a quatro semanas.

"Meus pensamentos estão com os moradores sendo retirados em Camden", disse a primeira-ministra britânica, Theresa May, em uma rede social, na noite desta sexta.

O revestimento usado na Torre Grenfell foi testado e falhou no quesito de segurança. Uma proteção da fachada, com um espaço de ar de 50 milímetros, teria causado um "efeito chaminé", ajudando a espalhar o fogo.

continua após publicidade

A chefe da investigação do incêndio, Fiona McCormack, afirmou que será determinado, na sequência, se o uso dos materiais era ilegal.

O governo havia dito na semana passada que o revestimento era irregular, mas analistas contestaram a informação. Questionada na quinta-feira (22), Theresa May se recusou a comentar.

Há ao menos 600 construções no Reino Unido com o mesmo tipo de material inflamável. May afirmou que o governo vai financiar os testes de até cem delas por dia.

continua após publicidade

A análise forense na Torre Grenfell pode durar até o fim do ano. Será instalado um elevador no lado de fora do edifício para facilitar as investigações em andamento.

Segundo o jornal "Guardian", 19 empresas foram acusadas em casos de homicídio culposo desde 2007. Delas, 15 foram condenadas a multas que variam de R$ 210 mil a R$ 2,9 milhões.

continua após publicidade

"Estamos revisando todas as empresas envolvidas na construção e renovação da Torre Grenfell", disse McCormack. Mas não houve ainda nenhum interrogatório.

O governo também estuda se será necessário pedir um recall da geladeira que causou o incêndio, de modelo Hotpoint FF175BP. As ações da Whirlpool, empresa que detém os direitos da marca Hotpoint na Europa e na Ásia, caíram 3,7% nesta sexta.

Um representante da companhia disse que foram produzidas 64 mil geladeiras desse tipo de 2006 a 2009. O modelo foi descontinuado na sequência.

Já a empresa que produz o material isolante da fachada do prédio anunciou que ele não será mais disponibilizado para edifícios mais altos que 18 metros enquanto não estiver claro se é adequado.

O incêndio na Torre Grenfell causou considerável dano político à primeira-ministra May, que na eleição de 8 de junho perdeu a sua maioria parlamentar.

O desastre levou a diversos protestos contra May e o Partido Conservador, acusados de cortar fundos das autoridades responsáveis por vistoriar as construções.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Incêndio em Londres foi homicídio, diz polícia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!