MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - PM e guardas cercam novo ponto de concentração de usuários de crack

DHIEGO MAIA E FABRÍCIO LOBEL SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O endereço da nova cracolândia de São Paulo, entre as ruas Helvétia e Cleveland, no centro, deixou os usuários encurralados num espaço pequeno, localizado numa praça quase em frente à estação Júlio

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.06.2017, 17:25:09 Editado em 22.06.2017, 17:25:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DHIEGO MAIA E FABRÍCIO LOBEL

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O endereço da nova cracolândia de São Paulo, entre as ruas Helvétia e Cleveland, no centro, deixou os usuários encurralados num espaço pequeno, localizado numa praça quase em frente à estação Júlio Prestes, próxima da rua Dino Bueno, local que abrigou a feira livre de drogas por décadas.

A PM e a Guarda Civil Metropolitana cercam o local com carros. Helicóptero da polícia também sobrevoa constantemente a região.

continua após publicidade

Sem muito espaço, os usuários estão deitados no chão e a típica circulação, o chamado fluxo, na nova cracolândia, quase não se via no final da manhã desta quinta-feira (22).

O novo êxodo de usuários ocorreu no final da noite desta quarta-feira (21). Eles deixaram o bosque da praça Princesa Isabel, também no centro, e foram para o novo espaço. Segundo a polícia, a migração ocorreu de forma espontânea. Mas agentes de saúde disseram à reportagem que o PCC (Primeiro Comando da Capital) teria ordenado a mudança.

Ainda segundo os agentes de saúde, os dependentes químicos estavam se sentindo incomodados com uma ação de limpeza da prefeitura na praça Princesa Isabel, que despejava água no bosque e formava muita lama –medida para afastar os usuários do local.

continua após publicidade

Em nota, a prefeitura diz que a limpeza da praça e de outros locais públicos deve ser constante e necessária como ferramenta de prevenção em saúde, e não como meio de afugentar dependentes químicos. "Não realizar a limpeza, do ponto de vista do interesse público, é que seria algo a ser contestado", segundo trecho da nota.

LIMPEZA

Por volta das 15h30, a GCM e a Polícia Militar bloqueou ruas na região para a realização de uma operação de limpeza da praça na alameda Cleveland, ocupada agora pelos usuários de droga.

continua após publicidade

Com a chegada da GCM na via, centenas de dependentes deixaram o calçadão ocupado desde a noite anterior e passaram a se concentrar na esquina da Cleveland com a rua Helvétia. Alguns dependentes falavam "vamos na caravana", enquanto caminhavam em grupo.

Em seguida, uma equipe de varredores retirou os pertences deixados para trás pelos usuários: uma cama, mesa, colchões, bancos roupas e garrafas plásticas. Caminhões pipa ainda foram usados para lavar a rua.

continua após publicidade

Logo após a limpeza da praça, que durou cerca de 40 minutos, os usuários retornaram para o local onde haviam passado a noite.

SUPERLOTAÇÃO

A nova cracolândia se estabeleceu ao lado das estruturas de atendimento de programas antidrogas, como o Recomeço, do Estado, e o da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, da prefeitura.

O galpão da prefeitura, com capacidade para 38 colchões, está superlotado. Sob um teto de zinco, os usuários que conseguiram uma vaga descansam e assistem TV.

No pátio do galpão, a reportagem contou ao menos mais 15 usuários deitados. No local, os dependentes se alimentam, tomam banhos improvisados em torneiras e são constantemente convidados por agentes a iniciar tratamentos contra o vício.

Já na rua Helvétia, mais assistentes sociais jogavam futebol no asfalto com crianças e usuários e batucavam tambores no final da manhã desta quinta. Uma estratégia para atrair os dependentes químicos aos atendimentos na região.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - PM e guardas cercam novo ponto de concentração de usuários de crack"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!