MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Seul acredita que drone da Coreia do Norte fotografou escudo antimísseis

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um drone que acredita-se ser da Coreia do Norte tirou fotos do sistema antimísseis instalado pelos Estados Unidos na Coreia do Sul antes de cair ao retornar para o norte, informou nesta terça-feira (13) Seul. "Nós confirmamos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.06.2017, 09:00:08 Editado em 13.06.2017, 16:55:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Um drone que acredita-se ser da Coreia do Norte tirou fotos do sistema antimísseis instalado pelos Estados Unidos na Coreia do Sul antes de cair ao retornar para o norte, informou nesta terça-feira (13) Seul.

continua após publicidade

"Nós confirmamos que ele tirou aproximadamente dez fotos" do escudo antimísseis, conhecido como Thaad, afirmou uma autoridade do Ministério de Defesa da Coreia do Sul. A suspeita é de que o equipamento pertença a Pyongyang.

O drone foi encontrado pelo governo sul-coreano na última sexta-feira (9), em uma região montanhosa na fronteira com a Coreia do Norte.

continua após publicidade

O regime do ditador Kim jong-un conta com cerca de 300 veículos aéreos não tripulados de diferentes tipos, incluindo drones de combate e um projetado para reconhecimento, segundo um relatório do ano passado feito pela ONU.

Na semana passada, Seul decidiu suspender a instalação do escudo antimísseis americano, iniciada em abril, para avaliar seu impacto no ambiente. A decisão deve atrasar a implantação total do sistema, já que a revisão pode demorar mais de um ano.

O governo do presidente sul-coreano Moon Jae-in, eleito em maio, é crítico ao escudo Thaad. A instalação do sistema também irrita a China, que o considera uma ameaça à estabilidade da região.

continua após publicidade

Nas últimas semanas, a Coreia do Norte realizou vários testes bem-sucedidos de lançamento de mísseis, demonstrando a avanço de seu programa nuclear. Pyongyang diz ser capaz de atingir os Estados Unidos com um míssil intercontinental, mas não se sabe se o país conta com tecnologia para fazê-lo de fato.

NOVO MINISTRO

Defensor de mais diálogo com Pyongyang, Moon indicou um nome técnico para chefiar o Ministério da Unificação, pasta encarregada dos assuntos relacionados à Coreia do Norte.

continua após publicidade

Cho Myoung-gyon, 60, é funcionário de carreira do ministério, tendo trabalhado na gestão do ex-presidente liberal Roh Moo-hyun (2003-2008), do mesmo grupo político de Moon.

No ministério, Cho trabalhou pelo complexo industrial de Kaesong, mantido pelas duas Coreias na porção norte da península até fevereiro de 2016, quando a ex-presidente conservadora Park Geun-hye ordenou o fechamento do complexo.

Cho também organizou a cúpula intercoreana de 2007, que reuniu o então presidente Roh com Kim Jong-il (1941-2011), pai de Kim Kong-un, à época líder norte-coreano.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Seul acredita que drone da Coreia do Norte fotografou escudo antimísseis"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!