MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Pressionado, Trump promete decisão sobre acordo climático em breve

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (27) que pretende tomar uma decisão definitiva na semana que vem sobre a permanência ou a saída do país do Acordo de Paris sobre o clima. Assinado em 2015 p

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.05.2017, 10:55:08 Editado em 27.05.2017, 11:07:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (27) que pretende tomar uma decisão definitiva na semana que vem sobre a permanência ou a saída do país do Acordo de Paris sobre o clima.

continua após publicidade

Assinado em 2015 por 200 países, o tratado é considerado a principal iniciativa global no combate às mudanças climáticas.

Nesta sexta-feira (26), o republicano ficou isolado na discussão sobre o clima durante a cúpula do G7, grupo que reúne as sete maiores economias desenvolvidas, na Sicília.

continua após publicidade

Os líderes de Alemanha, França, Canadá, Itália, Japão e Reino Unido pressionaram os Estados Unidos a não abandonar o Acordo de Paris.

A declaração final do encontro diz que Washington "não está em posição de se juntar ao consenso" sobre as mudanças climáticas.

"Toda a discussão sobre o clima foi muito difícil, para não dizer muito insatisfatória", declarou neste sábado (27) a chanceler alemã, Angela Merkel. "Não há indicações sobre se os Estados Unidos permanecerão no Acordo de Paris ou não."

continua após publicidade

Durante a campanha eleitoral do ano passado, Trump classificou o aquecimento global de "farsa" e ameaçou retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris. O governo de Barack Obama foi um dos principais fiadores do tratado.

Uma eventual saída dos Estados Unidos comprometeria as metas do acordo -o país se comprometeu a reduzir de 26% a 28% as emissões de gases do efeito estufa até 2025. Os Estados Unidos são o segundo maior emissor de gás carbônico do mundo, só atrás da China.

Desde que chegou à Presidência, Trump tem sido criticado por relaxar controles ambientais e estimular a indústria do carvão. Sua proposta de Orçamento, que está sendo debatida no Congresso, corta recursos da Agência de Proteção Ambiental.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Pressionado, Trump promete decisão sobre acordo climático em breve"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!