MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Na Otan, Trump cobra membros a aumentar gastos com defesa

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao lado de líderes mundiais na nova sede da Otan (aliança militar ocidental), em Bruxelas, o presidente dos EUA, Donald Trump, cobrou nesta quinta-feira (25) que os demais membros aumentem seus investimentos em defesa e os acu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.05.2017, 21:00:09 Editado em 25.05.2017, 21:00:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ao lado de líderes mundiais na nova sede da Otan (aliança militar ocidental), em Bruxelas, o presidente dos EUA, Donald Trump, cobrou nesta quinta-feira (25) que os demais membros aumentem seus investimentos em defesa e os acusou de dever "grandes quantidades de dinheiro" à organização.

continua após publicidade

Ao longo de sua campanha eleitoral, Trump instou diversas vezes os aliados europeus a cumprir um acordo, firmado em 2014, de que todos os 28 integrantes do bloco aumentassem os gastos militares para ao menos 2% de seu PIB em até uma década.

Atualmente, só EUA (3,61% do PIB), Grécia (2,36%), Estônia (2,18%), Reino Unido (2,17%) e Polônia (2,01%) cumprem a meta.

continua após publicidade

A visita de Trump era aguardada com apreensão. Quando candidato, ele disse que a Otan era obsoleta, indicando um possível rompimento dos EUA com a organização que o país forjou durante a Guerra Fria e da qual segue como maior fiador.

Desde que chegou à Casa Branca, porém, Trump amenizou a retórica e deu apoio à Otan, dizendo que não a via mais como obsoleta.

Representantes da aliança militar esperavam que Trump expressasse apoio à cláusula do estatuto da organização que obriga seus países membros a darem apoio militar a um aliado que for atacado.

continua após publicidade

O republicano não fez menção expressa a esse tema, mas um funcionário de alto escalão da Casa Branca disse à agência Reuters que o pronunciamento de Trump sinalizava apoio a essa cláusula.

Trump inaugurou no local um monumento com um fragmento das Torres Gêmeas. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, a Otan ativou a cláusula de defesa coletiva pela primeira e única vez, e os países membros juraram ajudar o aliado atacado. Participaram do evento a chanceler alemã, Angela Merkel, a primeira-ministra britânica, Theresa May, e o presidente francês, Emmanuel Macron, entre outros.

PROTESTO

continua após publicidade

Milhares de pessoas marcharam nesta quinta, em Bruxelas, contra a presença de Trump. Manifestantes carregaram placas com os dizeres "solidariedade com as mulheres ao redor do mundo" e "Trump, vá embora".

A ida à Otan faz parte de seu primeiro giro no exterior desde que tomou posse. Nesta sexta (26), participará da cúpula do G7 (grupo das sete principais economias desenvolvidas) na Sicília.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Na Otan, Trump cobra membros a aumentar gastos com defesa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!