MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Prefeito pede autorização para internar dependentes à força

LEANDRO MACHADO E PAULO GOMES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A gestão João Doria solicitou à Justiça autorização para internar dependentes químicos à força. O pedido foi feito na noite de terça-feira (23). Segundo o secretário de Negócios Jurídicos, Anderso

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2017, 20:40:04 Editado em 24.05.2017, 20:40:05
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

LEANDRO MACHADO E PAULO GOMES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A gestão João Doria solicitou à Justiça autorização para internar dependentes químicos à força. O pedido foi feito na noite de terça-feira (23).

Segundo o secretário de Negócios Jurídicos, Anderson Pomini, a autorização daria poder à prefeitura de internar o viciado em drogas contra a sua vontade, desde que ele passasse por uma equipe de médicos e psicólogos.

continua após publicidade

Até agora, cada caso é analisado individualmente, ou seja, é a Justiça quem decide se um dependente deve ser internado compulsoriamente. Se o pedido de Doria for aceito, quem decidirá sobre a internação será a equipe médica da prefeitura.

Conforme Pomini, a prefeitura também pediu o poder para retirar usuários da cracolândia e mandá-los para avaliação médica contra sua vontade. Essa retirada pode ser auxiliada pela polícia.

De acordo com o secretário, essa seria uma "última alternativa" para casos graves de dependência. O secretário não respondeu onde essas pessoas seriam internadas.

continua após publicidade

Já o secretário da Saúde do governo Geraldo Alckmin (PSDB), David Uip, afirmou que o programa de tratamento Recomeço -do governo do Estado- não vai participar dessas possíveis internações.

"O Recomeço tem quatro anos e meio, internamos 13 mil pessoas nesse período. Só 28 foram compulsórias, com ponto de vista de psiquiatra, aval do Ministério Público e da Defensoria. Não há nenhuma possibilidade de sair desse rumo", afirma Uip.

'LOUCURA'

continua após publicidade

Para o psiquiatra Dartiu Xavier da Escola Paulista de Medicina, que trata dependentes químicos há 28 anos, a intenção da prefeitura é uma "loucura do ponto de vista médico, para não falar na afronta aos direitos humanos".

O médico diz que 75% dos usuários de crack não são viciados e, dentre os que são, só 1% está psicótico, sem noção da realidade. Apenas nesses casos é recomendada a internação compulsória.

Segundo Xavier, a forma mais eficaz de tratamento são modelos ambulatoriais como o Caps (Centros de Atenção Psicossocial).

"A dependência não é indicação de internação compulsória, que é uma ação médica excepcional, nunca uma política de saúde [como quer a prefeitura]", afirmou.

Davi Quintanilha, do núcleo de Cidadania e Direitos Humanos da Defensoria Pública, diz que foi feito um pedido genérico de busca e apreensão de pessoas para realizar internações forçadas. "É totalmente ilegal. Tem que diferenciar emergência médica de internação."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Prefeito pede autorização para internar dependentes à força"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!