MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Holanda transforma prédios e jardins em homenagem a Mondrian

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em comemoração ao centenário da primeira publicação da "De Stijl" (O Estilo), revista que deu origem ao movimento posteriormente conhecido como neoplasticismo, instituições culturais por toda a Holanda organizaram a celebração

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2017, 16:30:15 Editado em 24.05.2017, 16:30:18
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em comemoração ao centenário da primeira publicação da "De Stijl" (O Estilo), revista que deu origem ao movimento posteriormente conhecido como neoplasticismo, instituições culturais por toda a Holanda organizaram a celebração "Mondrian do Dutch Design", que consiste numa série de exposições, intervenções e festivais referentes ao precursor do movimento, Piet Mondrian.

continua após publicidade

As homenagens vão desde flores dispostas como obras do pintor nos Jardins de Keukenhof, em Lisse, até a transformação da prefeitura de Haia em uma tela mondriânica de tamanho arquitetônico.

A "De Stijl", criada por Piet e pelo artista plástico, designer gráfico e arquiteto Theo van Doesburg em 1917, publicava artigos de artistas das mais diversas áreas que procuravam redefinir a arte da época na esperança de criar "um mundo de total harmonia e unificar arte e vida", segundo o principal museu de arte contemporânea e design de Amsterdã, o Stedelijk Museum.

continua após publicidade

Num contexto de Primeira Guerra Mundial, o movimento, segundo Van Doesburg, girava em torno da necessidade de "clareza, certeza e ordem", e procurava criar uma nova expressão plástica sem referências figurativas, tendo como base o minimalismo de linhas fortes, retângulos e cores primárias.

Mas quem vê os traços formais e calculados do pintor não imagina que Mondrian era um amante de jazz e de muitas mulheres. Rotulado como "degenerado" pelos nazistas, fugiu para os EUA durante a Segunda Guerra Mundial, morrendo aos 71 anos de uma pneumonia na East 59th Street, em Nova York, e deixando pra trás os esboços da sua obra-prima final, a "Victory Boogie Woogie".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Holanda transforma prédios e jardins em homenagem a Mondrian"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!