MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Trump parabenizou Duterte por guerra às drogas nas Filipinas, diz jornal

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, em um telefonema no mês passado por fazer um "trabalho inacreditável sobre o problema das drogas" em seu país -onde a controversa polític

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.05.2017, 13:20:09 Editado em 24.05.2017, 13:20:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos EUA, Donald Trump, elogiou o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, em um telefonema no mês passado por fazer um "trabalho inacreditável sobre o problema das drogas" em seu país -onde a controversa política governamental de combate a essas substâncias já deixou milhares de mortos-, de acordo com a transcrição da conversa obtida pelo jornal americano "The New York Times" e publicada nesta terça (24).

continua após publicidade

Trump também se gabou de que os Estados Unidos têm "dois submarinos nucleares" próximos à costa da Coreia do Norte, mas disse que não quer usá-los.

Os dois líderes discutiram ainda a questão da Coreia do Norte e a potencial influência da China, afirmou o NYT, citando partes de uma transcrição filipina da teleconferência ocorrida em 29 de abril e que circulou nesta terça (24), sob o rótulo de "confidencial", pela divisão americana do Ministério das Relações Exteriores filipino.

continua após publicidade

O jornal americano disse que um alto funcionário do governo Trump em Washington, que preferiu manter o anonimato, confirmou que a transcrição era uma representação precisa do conteúdo do telefonema.

Quase 9.000 pessoas, a maioria usuários de drogas e pequenos traficantes, foram mortos nas Filipinas desde que Duterte assumiu o cargo, em 30 de junho. Durante a campanha, o líder filipino prometera acabar com as drogas no país.

"Eu só queria parabenizá-lo porque tenho ouvido a respeito do seu trabalho inacreditável sobre o problema das drogas", disse Trump, segundo o NYT.

continua após publicidade

"Muitos países têm esse problema, nós temos esse problema, mas que grande trabalho você está fazendo e eu só queria ligar para dizer isso a você."

Trump também teria dito que um "grande, grande conflito" com a Coreia do Norte é possível devido aos programas nuclear e de mísseis norte-coreanos, e que todas as opções estão na mesa, mas que ele quer resolver a crise de forma diplomática.

Segundo o NYT, Trump disse a Duterte que Washington tem "muito poder de fogo lá". "Temos dois submarinos -os melhores do mundo. Temos dois submarinos nucleares, não que queiramos usá-los", afirmou o presidente americano.

continua após publicidade

Em certo momento, Trump pergunta ao presidente filipino se o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, é "alguém estável ou instável". Duterte responde que considera Kim instável, observando que ele sempre é visto rindo em imagens de lançamento de mísseis e testes nucleares.

Os dois presidentes, por fim, comentaram a influência potencial da China e Duterte prometeu ligar para o presidente Xi Jinping. Trump lembrou havia se encontrado com Xi em seu resort na Flórida e o chamou de "um bom sujeito".

Rodrigo Duterte foi eleito em maio de 2016 por uma enorme margem e é muitas vezes comparado a Trump por também ter sido um candidato de fora da política tradicional de seu país.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Trump parabenizou Duterte por guerra às drogas nas Filipinas, diz jornal"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!