MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Turquia decide chamar embaixador dos EUA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Turquia convocou o embaixador dos EUA em Ancara nesta segunda-feira (22) para protestar contra o tratamento dado aos oficiais de segurança turcos em Washington durante visita do presidente Recep Tayyip Erdogan na semana pass

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2017, 21:10:08 Editado em 22.05.2017, 21:14:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Turquia convocou o embaixador dos EUA em Ancara nesta segunda-feira (22) para protestar contra o tratamento dado aos oficiais de segurança turcos em Washington durante visita do presidente Recep Tayyip Erdogan na semana passada.

continua após publicidade

Uma briga entre manifestantes e seguranças da delegação turca teve início enquanto o veículo de Erdogan chegava à entrada da residência do embaixador turco.

A Turquia atribuiu a violência aos manifestantes ligados ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), considerado uma organização terrorista por Ancara.

continua após publicidade

Já o chefe da polícia de Washington descreveu o incidente como um "ataque brutal" contra manifestantes que realizavam um ato pacífico.

Dois guarda-costas de Erdogan foram brevemente detidos após incidente e, depois, liberados para voltar ao país. O Ministério das Relações Exteriores da Turquia disse que convocou o embaixador dos EUA para protestar contra "ações agressivas e pouco profissionais" dos policiais americanos contra a equipe de segurança do chanceler turco, Mevlut Cavusoglu.

Segundo Ancara, as falhas de segurança durante a estada de Erdogan em Washington foram causadas "pela incapacidade das autoridades americanas de tomar precauções suficientes em todas as fases do programa oficial".

continua após publicidade

A polícia de Washington disse que 11 pessoas ficaram feridas, incluindo um agente americano.

JULGAMENTO

Também nesta segunda-feira teve início o julgamento de mais de 200 acusados de liderar a tentativa de golpe, em julho do ano passado, contra o governo Erdogan.

continua após publicidade

Entre as 221 pessoas que serão julgadas estão 26 generais e 12 civis. No total, 200 pessoas estão em detenção provisória, nove em liberdade sob controle judicial e 12 são consideradas foragidas, informou a agência estatal de notícias Anadolu.

As acusações incluem violação da Constituição, assassinato de 250 pessoas, pertencer e dirigir uma organização terrorista, entre outras.

continua após publicidade

O julgamento acontece na prisão de Sincan, região de Ancara, onde foi construída uma grande sala de audiências para o processo.

Nas proximidades do tribunal, muitos policiais foram mobilizados, assim como veículos blindados, um drone e franco-atiradores.

A tentativa de golpe de Estado de julho do ano passado deixou quase 250 mortos, sem contar os supostos golpistas, e milhares de feridos.

Ancara acusa o pregador Fethullah Gülen de ser o idealizador do golpe e pede a Washington sua extradição.Gülen, um ex-aliado do presidente turco que se tornou seu inimigo, nega envolvimento com o golpe.

De acordo com a acusação, mais de 8.000 militares participaram do movimento. Utilizaram 35 aviões de guerra, 37 helicópteros, 74 tanques, 246 veículos blindados e quase 4.000 armas leves, informou a Anadolu.

Os processos judiciais instaurado após a tentativa de golpe não têm precedentes na Turquia. Mais de 47 mil pessoas foram detidas nos expurgos desde 15 de julho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Turquia decide chamar embaixador dos EUA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!