MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Se 2016 foi seco, abril 2017 tem chuva acima da média e tardes mais frias

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Se em 2016, a cidade de São Paulo registrou o segundo abril mais seco da história, com apenas 2,4 mm, em 2017 a história foi diferente. Segundo medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu 78% a mais que a méd

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2017, 13:35:08 Editado em 03.05.2017, 13:35:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Se em 2016, a cidade de São Paulo registrou o segundo abril mais seco da história, com apenas 2,4 mm, em 2017 a história foi diferente. Segundo medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu 78% a mais que a média histórica para o mês deixando abril de 2007 como o nono mais chuvoso.

continua após publicidade

O total de chuva acumulada na capital paulista em abril de 2017 foi de 143,1 mm -61,1 mm acima da média histórica (80,2 mm). As medições, iniciada em 1943, foram feitas no mirante de Santana, na zona norte da cidade.

Segundo o órgão, abril de 2017 ficou na nona posição dos mais chuvosos de abril, o que contrasta fortemente com o do ano passado, quando choveu apenas 2,4 mm, o segundo mais seco do histórico.

continua após publicidade

Além de ter sido o abril mais chuvoso em relação ao volume, o mês também teve mais dias de chuva -foram 12 dias com precipitação, enquanto que a média é de 9 dias. De acordo com o Inmet, o maior volume de chuva em 24 horas foi aferido no dia 7, com 82,1 mm. Esse foi o maior volume registrado para abril desde o início da série histórica.

O recorde histórico apontado pelo Inmet é de dezembro de 1988, quando houve acúmulo de 151,8 mm de chuva em 24 horas. As chuvas do dia 7 de abril deixou a cidade de São Paulo com diversos problemas de alagamento e congestionamento: ao todo, oito córregos e rios transbordaram na cidade. Na marginal Tietê, o avanço do rio interditou faixas perto da ponte da Fepasa, no sentido Ayrton Senna, e próximo à ponte das Bandeiras, no sentido Castello Branco.

Segundo os meteorologistas do Inmet, essa grande volume de chuva ocorreu em decorrência da convergência de ventos úmidos, associada a uma frente fria ao largo da costa, e ao transporte continental de umidade amazônica para o Estado de São Paulo.

continua após publicidade

TARDES MAIS FRIAS

O mês de abril também registrou temperaturas mais baixas para o mês em 29 anos: a média das temperaturas máximas ficou em 24,9°C -a média histórica é de 25,4 °C.

De acordo com o Inmet, desde abril de 1988, quando a média das máximas ficou em 24,6°C, este parâmetro não ficava tão baixo. Em 2016, o mês de abril apresentou anomalias muito quentes de temperatura máxima e registrou média de 29,5°C -recorde da série histórica de abril.

continua após publicidade

Em relação às temperaturas mínimas, abril também teve a menor temperatura do ano: 13,4°C, registrado na madrugada do dia 29. Esse temperatura também é corresponde a menor do ano até a presente data. Porém, a média desse parâmetro no mês foi de 17,1°C, ficando acima da média histórica que é de 16,3°C.

Os meteorologistas do Inmet afirmam que a anomalia fria das temperaturas máximas e quente das mínimas se deve à maior nebulosidade, ao número de dias de chuva e ao conteúdo de umidade na coluna atmosférica acima da média para o período.

Isso faz com que haja menor incidência da radiação solar à superfície, diminuindo a amplitude do ciclo diurno da temperatura máxima e também em menor resfriamento noturno.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Se 2016 foi seco, abril 2017 tem chuva acima da média e tardes mais frias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!