MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Oposição abre processo para declarar ilegal a saída da Venezuela da OEA

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Assembleia Nacional da Venezuela, dominada pela oposição ao presidente Nicolás Maduro, abriu nesta quinta-feira (27) um processo para declarar a inconstitucionalidade da decisão do governo chavista de deixar a OEA. O presid

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.04.2017, 20:55:12 Editado em 27.04.2017, 20:55:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Assembleia Nacional da Venezuela, dominada pela oposição ao presidente Nicolás Maduro, abriu nesta quinta-feira (27) um processo para declarar a inconstitucionalidade da decisão do governo chavista de deixar a OEA.

continua após publicidade

O presidente da Comissão de Relações Exteriores, Luis Florido, considera que o Executivo não pode decidir sozinho pelo abandono da organização. "Esta é uma decisão que envolve o Estado. Portanto, deve contar com a aprovação da Assembleia Nacional."

Como prova da violação constitucional, Florido cita o artigo em que se estabelece que todos os tratados internacionais assinados pela Venezuela "têm hierarquia constitucional e prevalecem na ordem interna" do país.

continua após publicidade

A lei máxima venezuelana determina que a Assembleia Nacional deve votar a adesão da Venezuela a acordos internacionais, mas não menciona o caso de uma saída.

Mesmo que a declaração seja aprovada, ela não será aplicada porque o Tribunal Supremo de Justiça considera o Legislativo em desacato devido à incorporação de três deputados impugnados.

Nesta quinta, os parlamentares opositores aprovaram uma declaração em que pedem a antecipação das eleições presidenciais, previstas para dezembro de 2018.

continua após publicidade

Os rivais de Maduro também reiteram as reivindicações feitas nos últimos meses —libertação dos opositores presos, a convocação de eleições regionais, o fim do desacato do Legislativo e o recebimento de ajuda humanitária.

O texto foi compartilhado em uma rede social pelo secretário-geral da OEA, Luis Almagro, mas ele não se pronunciou sobre a saída da Venezuela da organização.

Seu chefe de gabinete, Gonzalo Koncke, disse, em entrevista ao canal NTN24, que o chavismo "transmite um sinal de debilidade" ao abandonar o órgão, que chama de "casa da democracia e dos direitos humanos".

continua após publicidade

Os governistas encararam a saída da OEA como uma vitória. A chanceler Delcy Rodríguez diz que a população "está comemorando" a decisão."Estou feliz de não ter que ligar mais para Washington [onde fica a sede da OEA] todas as manhãs para me dizerem o que eu devo fazer."

HOMENAGEM

Nesta quinta, os dirigentes da oposição voltaram às ruas para homenagear o estudante Juan Pablo Pernalete, morto nos protestos de quarta (26) na zona leste de Caracas.

Segundo testemunhas e os médicos que o atenderam, Pernalete morreu depois de ser atingido no peito por uma bomba de gás lacrimogêneo atirada pela Guarda Nacional na repressão à manifestação.

Para o governo, o estudante foi atingido por uma bomba caseira atirada por um grupo armado da oposição, que também teria baleado dois guardas nacionais.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Oposição abre processo para declarar ilegal a saída da Venezuela da OEA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!