MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Venezuela anuncia saída da OEA após órgão aprovar reunião sobre crise

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Venezuela anunciou nesta quarta-feira (26) sua saída da OEA (Organização dos Estados Americanos) depois que o Conselho Permanente da organização aprovou uma reunião de chanceleres para discutir a crise no país. O anúncio fo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.04.2017, 20:05:08 Editado em 27.04.2017, 08:47:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Venezuela anunciou nesta quarta-feira (26) sua saída da OEA (Organização dos Estados Americanos) depois que o Conselho Permanente da organização aprovou uma reunião de chanceleres para discutir a crise no país.

continua após publicidade

O anúncio foi feito minutos depois que 19 dos 34 países-membros do órgão, incluindo o Brasil, darem seu respaldo ao encontro. Nele, os ministros avaliariam a chance de suspensão de Caracas por violar a Carta Democrática.

Em discurso no canal estatal VTV, a chanceler Delcy Rodríguez disse que a votação foi mais um indício da intenção da OEA de fazer uma intervenção para derrubar o presidente Nicolás Maduro, liderada pelos Estados Unidos.

continua após publicidade

Segundo a ministra, o governo chavista apresentará nesta quinta (27) a solicitação de saída, cuja duração estima em 24 meses. Ela anunciou também que o país não irá a reuniões com as nações que votaram a favor.

O encontro foi respaldado por Argentina, Barbados, Bahamas, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, EUA, Honduras, Guiana, Jamaica, Guatemala, México, Panamá, Paraguai, Peru, Santa Lúcia e Uruguai.

Para que a reunião fosse chamada, era necessária maioria simples -18 dos 34 países-membros. A aplicação da Carta Democrática contra o governo chavista, no entanto, só acontecerá se houver o apoio de 23 nações.

continua após publicidade

Dez membros foram contra: Antígua e Barbuda, Bolívia, Dominica, Equador, Haiti, Nicarágua, São Cristóvão e Névis, São Vicente e Granadinas, Suriname e Venezuela -aliados de Maduro ou beneficiários do petróleo venezuelano.

Quatro se abstiveram: Belize, El Salvador, República Dominicana e Trinidad e Tobago. O embaixador de Granada não foi à votação. A data e o lugar onde ocorrerá a reunião de chanceleres ainda serão definidos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Venezuela anuncia saída da OEA após órgão aprovar reunião sobre crise"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!