MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Alemão tem 1º dia sem ação policial desde sexta, mas clima segue tenso

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Moradores do complexo do Alemão, conjunto de favelas na zona norte do Rio, tiveram o primeiro dia sem tiroteios na comunidade em quase uma semana nesta quarta-feira (26). Desde sexta (21), o Bope (Batalhão de Operações E

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.04.2017, 18:15:03 Editado em 27.04.2017, 08:47:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Moradores do complexo do Alemão, conjunto de favelas na zona norte do Rio, tiveram o primeiro dia sem tiroteios na comunidade em quase uma semana nesta quarta-feira (26).

continua após publicidade

Desde sexta (21), o Bope (Batalhão de Operações Especiais) da Polícia Militar do Rio vinha realizando operações para instalar uma torre blindada no alto da favela Nova Brasília, dentro do complexo. A torre foi finalmente instalada na última terça (25).

A ação deixou quatro mortos, entre eles o adolescente Paulo Henrique Oliveira de Moraes, 13, enterrado nesta quarta.

continua após publicidade

Moradores fizeram uma manifestação em um dos acessos ao complexo de favelas. Com carro de som, protestaram contra a violência na região, que vem sofrendo com constantes tiroteios entre policiais e criminosos.

Apesar de não ter havido operação policial nesta quarta, moradores dizem que o clima segue tenso no complexo.

Principal ícone da política de pacificação dos morros do Rio, o Alemão, que foi ocupado de modo cinematográfico em 2010, tem sido cenário de confrontos diários entre polícia e traficantes desde o início de fevereiro.

continua após publicidade

Especialistas veem na instalação da torre um símbolo do fracasso da política de segurança -a ideia, após a ocupação da favela, era que polícia e população passassem a ter relação mais próxima.

Mesmo quem a defende, como o antropólogo e ex-capitão do Bope Paulo Storani, reconhece que ela não representará solução para o conflito a longo prazo.

"A polícia não pode simplesmente sair do Alemão. A torre pelo menos dará segurança para o efetivo policial que está lá. Mas sabemos que não vai solucionar o problema. Ela será alvejada constantemente."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Alemão tem 1º dia sem ação policial desde sexta, mas clima segue tenso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!