MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Reunião sobre emenda da reeleição termina sem avanço no Paraguai

DANIEL AVELAR, ENVIADO ESPECIAL ASSUNÇÃO, PARAGUAI (FOLHAPRESS) - Terminou sem avanços a mesa de diálogo realizada nesta quarta-feira (5) para tentar resolver a crise institucional no Paraguai desencadeada pela tentativa do presidente Horacio Cartes de ap

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.04.2017, 14:30:08 Editado em 05.04.2017, 14:30:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DANIEL AVELAR, ENVIADO ESPECIAL

continua após publicidade

ASSUNÇÃO, PARAGUAI (FOLHAPRESS) - Terminou sem avanços a mesa de diálogo realizada nesta quarta-feira (5) para tentar resolver a crise institucional no Paraguai desencadeada pela tentativa do presidente Horacio Cartes de aprovar uma emenda constitucional que abre caminho para a reeleição.

A reunião começou às 9h (10h em Brasília) e contou com a participação de Cartes, de um representante da Igreja Católica, de líderes partidários e dos presidentes da Câmara e do Senado.

continua após publicidade

O presidente do Senado, Roberto Acevedo, do opositor PLRA (Partido Liberal Radical Autêntico) declarou que a negociação "não avançou sobre a questão da emenda". Na véspera, ele havia ameaçado abandonar a mesa de diálogo caso o governo não desistisse do projeto de reeleição. O líder do PLRA, Efraín Alegre, boicotou a reunião.

O presidente da Câmara, Hugo Velázquez, do governista Partido Colorado (conservador), classificou o encontro de "exitoso" e que o diálogo continuará para "restabelecer a paz" entre os paraguaios. "Não esperamos que na primeira reunião todos entrem em acordo", afirmou.

Um novo encontro foi convocado para sexta-feira (7), tendo sido convidado para ela o senador e ex-presidente Fernando Lugo, da Frente Guasú (esquerda), favorável à emenda da reeleição. O partido tem esperanças de que Lugo seja eleito nas eleições do ano que vem caso possa concorrer a um novo mandato.

continua após publicidade

Após a aprovação do projeto de reeleição pelo Senado na última sexta (31), ocorreram protestos que deixaram o edifício do Congresso parcialmente incendiado e um líder opositor morto pela polícia.

Diante da crise, Cartes chamou a oposição para negociar. O mandatário, porém, sinalizou para aliados que pretende dar prosseguimento ao projeto de qualquer maneira.

Um impasse no diálogo nacional tornaria incerto o futuro do país. Cartes, do conservador Partido Colorado, pretende buscar um novo mandato na eleição de 2018.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Reunião sobre emenda da reeleição termina sem avanço no Paraguai"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!