Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Prefeitura de SP aplicou mais de um milhão de multas por mês em 2016

Loading...

GERAL

Prefeitura de SP aplicou mais de um milhão de multas por mês em 2016

REGIANE SOARES

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Prefeitura de São Paulo aplicou mais de 15 milhões de multas de trânsito em 2016, último ano da gestão Fernando Haddad (PT), segundo dados publicados nesta segunda (4) no site Painel Mobilidade Segura. Foram mais de 42 mil multas por dia de janeiro a dezembro do ano passado. Por hora, a cidade registrou 1.764 infrações e, por minuto, 29 multas.

O número total de multas do ano passado é 15,7% maior do que as 13,3 milhões de infrações aplicadas em 2015. Em comparação a 2014, quando foram registradas cerca de 9,3 milhões de multas, é 65,8% maior.

Os dados também confirmam o aumento do número de infrações flagradas por radares. Em 2014, 66,5% das multas eram por fiscalização eletrônica. Em 2015, esse percentual subiu para 72% e, neste ano, quase 80% das autuações foram feitas por radares.

Somente uma a cada quatro foram aplicadas por agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), guardas-civis metropolitanos ou policiais militares.

Em 2016, foram registradas mais de um milhão de infrações por mês. Novembro foi o mês com o menor número de multas aplicadas: 1,192 milhão. Já o mês de março foi o campeão, com 1,375 milhão de multas.

Os carros de passeios foram os que mais foram multados no ano passado. Eles foram responsáveis por 69% do total de infrações. Apenas 5% das multas foram aplicadas em motos, tipo de veículo que mais se envolve em acidente na capital.

TIPOS DE MULTA

A principal infração cometida pelos motoristas no ano passado foi transitar acima do limite de velocidade, se consideradas as multas aplicadas por radares. Foram mais 5,8 milhões de multas a motoristas que trafegaram acima do limite em até 20%. Já durante o rodízio municipal de veículos foram 3 milhões de infrações no ano flagradas pelos equipamentos. A invasão da faixa ou corredor exclusiva de ônibus ficou em terceiro lugar, com mais de 983 mil multas aplicadas no ano passado.

A gestão do ex-prefeito Fernando Haddad (PT) disse, por meio de nota, que o total de multas aplicadas no ano passado "reforçou o monitoramento das regras de trânsito na cidade, na busca pela diminuição dos índices de acidentes".

Em respostas anteriores, durante a gestão Haddad, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) disse que o aumento de multas era consequência do aumento de fiscalização e também pelo desrespeito dos motoristas às leis de trânsito. Até outubro, a capital tinha 870 radares, distribuídos por 973 pontos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias