MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Festival 'É Tudo Verdade' exibe retrospectiva de cinema soviético

GUILHERME GENESTRETI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No centenário da Revolução Russa, o festival É Tudo Verdade exibirá uma retrospectiva de documentários soviéticos. "A experiência documental ali foi muito particular", diz Amir Labaki, diretor da mostra.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.04.2017, 11:25:10 Editado em 05.04.2017, 08:51:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GUILHERME GENESTRETI

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - No centenário da Revolução Russa, o festival É Tudo Verdade exibirá uma retrospectiva de documentários soviéticos.

"A experiência documental ali foi muito particular", diz Amir Labaki, diretor da mostra. "Houve na União Soviética um fluxo contínuo estimulado e censurado pelo Estado."

continua após publicidade

A programação foi anunciada nesta terça (4), em São Paulo. O festival, o mais importante do gênero no país, vai dos dias 19/4 a 30/4 na capital paulista e no Rio.

Entre as 12 obras soviéticas estão "Avante, Soviete!", dirigido por Dziga Vertov em 1926. A obra, que nasceu com o intuito de ser um relatório institucional, se torna uma reflexão poética nas mãos de Vertov.

Labaki afirma que procurou selecionar obras pouco conhecidas fora daquele país.

continua após publicidade

Novidade deste ano é a competição de longas latino-americanos, "uma demanda antiga", segundo Labaki. Sete produções estarão na disputa, paralela à competição de títulos brasileiros e à competição de obras estrangeiras.

No Rio, a abertura se dará com "Eu, Meu Pai e os Cariocas -70 Anos de Música no Brasil", estreia na direção da atriz Lúcia Veríssimo, que parte da figura do músico Severino Filho pra fazer um "quem é quem da música brasileira".

Trata-se de um documentário familiar -Lúcia é filha de Severino, morto no ano passado-, gênero que vem ganhando força e que também se nota em "No Intenso Agora", de João Moreira Salles.

continua após publicidade

A obra de Moreira Salles, que esteve no Festival de Berlim, parte de registros feitos por sua mãe na China para fazer uma reflexão sobre o cinema de arquivo tendo em comum filmagens feitas em 1968: no Maio francês, na ditadura militar brasileira e na Primavera de Praga.

Já em São Paulo, é "Cidade de Fantasmas", de Matthew Heineman, o filme de abertura. "Um longa sobre a barbárie", na definição de Labaki, aborda a atuação do Estado Islâmico na cidade síria de Raqqa, a partir do olhar jornalístico de um grupo de ativistas.

Em sua 22ª edição, o É Tudo Verdade exibe 82 filmes de 30 países. Mais uma vez, os curtas que saírem vencedores do festival se credenciam a uma inscrição direta no Oscar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Festival 'É Tudo Verdade' exibe retrospectiva de cinema soviético"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!