MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Erdogan diz que Turquia pode ter referendo sobre participação na UE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse neste sábado (25) que o país pode ter um referendo sobre a continuidade das negociações de participação na União Europeia, após a votação de 16 de abril, que pode lhe conceder nov

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2017, 18:31:00 Editado em 25.03.2017, 18:35:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, disse neste sábado (25) que o país pode ter um referendo sobre a continuidade das negociações de participação na União Europeia, após a votação de 16 de abril, que pode lhe conceder novos poderes.

continua após publicidade

"Agora estamos realizando um referendo em 16 de abril e depois disso nós poderemos decidir se faremos um segundo, sobre as negociações de inclusão [na UE] e obedeceremos o que quer que nosso povo nos diga", disse Erdogan em um fórum com o Reino Unido na cidade de Antália.

Os comentários foram feitos um dia após ter prometido revisar todos os laços políticos e administrativos com a União Europeia, incluindo um acordo para limitar a migração ilegal, mas que manteria as relações econômicas com o bloco. As relações da Turquia com os países da União Europeia azedaram nos últimos meses, após Alemanha e Holanda cancelarem eventos de campanha planejados por autoridades turcas em em seus territórios, com o objetivo de atrair suporte para o "sim" no referendo de abril entre expatriados turcos.

continua após publicidade

Ambos os países citaram preocupações com a segurança para justificar suas decisões, mas Erdogan os acusou de usarem "métodos nazistas" e pisotearem a liberdade de expressão, comentários que enfureceram vários governos da UE e aprofundaram diferenças.

"A Turquia tem esperado na porta [da UE] por 54 anos", disse ele, referindo-se a 1963, quando Ancara se juntou à então união econômica do bloco.

As negociações de entrada da Turquia na União Europeia começaram em 2005, mas caminharam muito lentamente por conta das questões de direitos humanos e pela resistência de algumas países europeus em admitir uma nação com maioria muçulmana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Erdogan diz que Turquia pode ter referendo sobre participação na UE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!