MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Agricultores fazem próprio figurino em maracatu tradicional de PE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os maracatus rurais representam a força do interior do Pernambuco no Carnaval do Estado. Os grupos formados majoritariamente por agricultores são uma atração à parte da folia no Recife. Com instrumentos de percussão e sopro, o

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.02.2017, 19:50:48 Editado em 26.02.2017, 19:55:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Os maracatus rurais representam a força do interior do Pernambuco no Carnaval do Estado. Os grupos formados majoritariamente por agricultores são uma atração à parte da folia no Recife.

continua após publicidade

Com instrumentos de percussão e sopro, os integrantes, incluindo os famosos caboclos de lança, dançam e exibem um figurino rico em cores. As roupas são confeccionadas pelos próprios brincantes.

Para a agricultora Sueni Kelly, o maracatu rural ou de baque solto como também é conhecido, é um exemplo de resistência cultural.

continua após publicidade

"Trabalhamos o ano todo para preparar o maracatu. Sem dinheiro recorremos a rifas, bingos e até pedimos mesmo aos moradores da nossa cidade para poder participar do Carnaval", disse.

O maracatu Cambida Nova, de Lagoa de Itagenga, mata norte, do qual Sueni faz parte, faz cerca de 50 apresentações durante o Carnaval. O grupo conta com mais de 110 participantes.

CABOCLINHOS

continua após publicidade

O domingo de Carnaval também marca o encontro dos caboclinhos no Recife Antigo. São mais de 20 grupos com em média 100 participantes cada que levam um pouco da cultura indígena para os foliões.

Em novembro do ano passado, os caboclinhos foram declarados pelo Iphan Patrimônio Cultural do Brasil. De acordo com o instituto, só em Pernambuco existem cerca de 70 grupos.

De origem indígena e ligados a religiões da Jurema, Catimbó e Panjelança, os caboclinhos encantam o público com uma dança frenética. As roupas enfeitadas de penas e lantejoulas compõe o visual dos integrantes.

continua após publicidade

A música é produzida com flauta, surdo e maracá (espécie de chocalho feito de cabaça).

"É a valorização da nossa cultura, não há nada mais lindo do que isso. A dança, a música tudo chama a atenção", disse a Regirlane Silva, que levou o filho Heitor, de apenas 2 anos, para conhecer os caboclinhos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Agricultores fazem próprio figurino em maracatu tradicional de PE"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!