MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Trump diz que não vai participar de jantar tradicional com jornalistas

ISABEL FLECK WASHINGTON, ESTADOS UNIDOS (FOLHAPRESS) - O presidente Donald Trump anunciou neste sábado (25) que não vai participar do jantar anual dos correspondentes da Casa Branca neste ano, uma tradição que simboliza a relação cordial entre o president

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.02.2017, 22:22:54 Editado em 25.02.2017, 22:25:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

ISABEL FLECK

continua após publicidade

WASHINGTON, ESTADOS UNIDOS (FOLHAPRESS) - O presidente Donald Trump anunciou neste sábado (25) que não vai participar do jantar anual dos correspondentes da Casa Branca neste ano, uma tradição que simboliza a relação cordial entre o presidente e a imprensa.

"Eu não vou ao jantar da Associação dos Correspondentes da Casa Branca neste ano. Meus melhores desejos a todos e aproveitem a noite!", escreveu Trump em sua conta no Twitter. A celebração será em 29 de abril.

continua após publicidade

A decisão foi anunciada um dia depois de a "guerra" que Trump declarou com a imprensa atingir um outro nível. Na sexta (24), pelo menos quatro veículos -CNN, "New York Times", "Los Angeles Times" e o site Politico- foram barrados na entrevista coletiva diária dada pelo porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer.

Também na sexta, o presidente repetiu em um discurso que a imprensa é "inimiga do povo americano" e defendeu o fim do anonimato de fontes jornalísticas.

O jantar anual foi realizado pela primeira vez em 1921, mas só em 1924 que um presidente, Calvin Coolidge, compareceu ao evento.

continua após publicidade

Desde então, apenas um presidente -Jimmy Carter- não participou da celebração, segundo o "Washington Post". Em 1978, o democrata justificou cansaço e não compareceu.

Três anos depois, o republicano Ronald Reagan fez seu discurso por telefone por estar na residência de Camp David se recuperando de uma tentativa de assassinato -ele havia sido atingido por um tiro ao sair do Washington Hilton Hotel em 30 de março de 1981.

O jantar dos correspondentes, um evento de gala, reúne políticos, jornalistas e celebridades. O discurso do presidente no evento é geralmente descontraído, e Barack Obama adotou um tom ainda mais informal, com um repertório recheado de piadas.

continua após publicidade

Em 2011, inclusive, um dos alvos foi Trump, que estava na plateia. Na época, o empresário questionava se Obama era mesmo americano. O presidente, que havia divulgado a certidão de nascimento na semana do evento, ironizou: "Agora que está esclarecido, ele pode voltar ao que realmente importa: nós forjamos a viagem à lua?".

Já havia a expectativa que Trump recusasse o convite da associação, diante do embate que trava diariamente com a mídia. Nesta sexta, contudo, a Associação dos Correspondentes da Casa Branca também se manifestou sobre o bloqueio aos jornalistas no briefing do porta-voz.

"Protestamos fortemente contra a forma como a Casa Branca lidou com a coletiva de hoje. Incentivamos as organizações autorizadas a entrar a compartilhar o material com outros meios de comunicação", disse o presidente da associação, Jeff Mason.

A tensão aparentemente se intensificou desde a última quinta, após a CNN revelar que o FBI (polícia federal americana) teria rejeitado um pedido da Casa Branca para negar publicamente as revelações feitas pelo "New York Times" sobre contatos da equipe de Trump com Moscou durante a campanha.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Trump diz que não vai participar de jantar tradicional com jornalistas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!