MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Saída da África do Sul de tribunal internacional é ilegal, diz Justiça

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A decisão do governo da África do Sul de retirar o país do Tribunal Penal Internacional (TPI) é inconstitucional, decretou nesta quarta-feira (22) Phineas Mojapelo, juiz da Suprema Corte. O veredicto foi tomado após partidos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.02.2017, 10:05:15 Editado em 22.02.2017, 10:10:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A decisão do governo da África do Sul de retirar o país do Tribunal Penal Internacional (TPI) é inconstitucional, decretou nesta quarta-feira (22) Phineas Mojapelo, juiz da Suprema Corte.

continua após publicidade

O veredicto foi tomado após partidos da oposição acionarem a corte. O ministro da Justiça, Michael Masutha, declarou que o governo ainda pretende retirar o país do TPI e avalia se recorrerá da decisão.

A África do Sul decidiu se retirar do tribunal sediado em Haia (Holanda) no ano passado, e o desligamento estava programado para ocorrer em outubro deste ano.

continua após publicidade

A decisão foi tomada após uma controvérsia em 2015, em torno de uma visita do ditador Sudão, Omar al-Bashir, à África dos Sul. Bashir conseguiu deixar o país de avião apesar de uma ordem de prisão emitida por autoridades judiciais locais em respeito às acusações do TPI contra ele de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

Segundo o estatuto do TPI, países signatários são obrigados, quando tiverem oportunidade, a prender pessoas procuradas pelo tribunal. A África do Sul diz que essa regra a impede de atuar como mediador regional.

Após o anúncio de retirada da África do Sul do TPI, outros dois países africanos, Burundi e Gâmbia, pediram seu desligamento do tribunal. A Rússia também se retirou do TPI em seguida, embora não fosse submetida a sua jurisprudência por nunca ter ratificado sua entrada na corte.

Desde o início dos trabalhos, em 2003, o TPI abriu 10 investigações, nove delas em países africanos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Saída da África do Sul de tribunal internacional é ilegal, diz Justiça"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!