MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Iranianos criticam Donald Trump no aniversário da Revolução de 1979

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Centenas de milhares de iranianos marcharam pelas ruas de Teerã nesta sexta-feira (10) para celebrar o 38º aniversário da Revolução Islâmica. Em um momento de elevada tensão com os Estados Unidos, pessoas presentes ao evento

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2017, 09:43:10 Editado em 10.02.2017, 23:20:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Centenas de milhares de iranianos marcharam pelas ruas de Teerã nesta sexta-feira (10) para celebrar o 38º aniversário da Revolução Islâmica.

continua após publicidade

Em um momento de elevada tensão com os Estados Unidos, pessoas presentes ao evento repetiram o slogan "morte à América" e exibiram cartazes de protesto contra o presidente americano, Donald Trump.

Em discurso para uma multidão na praça Azidi, o presidente iraniano, Hassan Rouhani, disse que "figuras inexperientes na região e na América estão ameaçando o Irã" e que "elas deveriam saber que a linguagem da ameaça nunca funcionou com o Irã".

continua após publicidade

"Nossa nação está vigilante e fará aqueles que estão ameaçando o Irã se arrependerem disso", afirmou Rouhani. "Nós iremos confrontar fortemente qualquer política belicosa."

Na semana passada, o governo dos EUA pôs o Irã "sob aviso" e implementou sanções contra cidadãos e empresas do país após o regime iraniano realizar um teste de míssil balístico. Recentemente, Trump afirmou que o Irã é o "Estado terrorista número um".

O Irã também foi incluído em um decreto de Trump barra temporariamente a entrada de cidadãos de sete países de maioria muçulmana e refugiados nos EUA –a medida foi suspensa pela Justiça, cabendo recurso do governo.

continua após publicidade

O governo Trump também ameaça desfazer o acordo para conter o programa nuclear iraniano, firmado em 2015 junto à república islâmica e a potências mundiais. Um eventual cancelamento do pacto poderia enfraquecer o governo moderado de Rouhani e fortalecer a linha dura do país.

A Revolução Iraniana de 1979 derrubou o regime monárquico do xá Mohammad Reza Palevi, apoiado pelos EUA, e instaurou uma república islâmica comandada pelo aiatolá Ruhollah Khomeini.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Iranianos criticam Donald Trump no aniversário da Revolução de 1979"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!