MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Servidor que pedalar até o trabalho vai ganhar folga mensal em Salvador

JOÃO PEDRO PITOMBO SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Servidor público em Salvador, Eleandro Pereira, 58, pedala dez quilômetros todos os dias. Sai de casa no bairro de Pernambués e segue até o Parque da Cidade, no Itaigara, onde trabalha. Na volta, faz o trajet

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2017, 20:20:23 Editado em 08.02.2017, 20:25:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

JOÃO PEDRO PITOMBO

continua após publicidade

SALVADOR, BA (FOLHAPRESS) - Servidor público em Salvador, Eleandro Pereira, 58, pedala dez quilômetros todos os dias. Sai de casa no bairro de Pernambués e segue até o Parque da Cidade, no Itaigara, onde trabalha. Na volta, faz o trajeto no sentido contrário.

No caminho, divide espaço com carros e ônibus, já que não há ciclovias ou ciclofaixas entre os dois bairros.

continua após publicidade

Mas se a infraestrutura viária da cidade não é um incentivo para o uso da bicicleta, a partir desta quinta-feira (9) ele terá um novo motivo para continuar pedalando.

Começa a vigorar em Salvador um projeto experimental da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação que prevê que servidor municipal que pedalar de casa para o trabalho pelo menos em 15 dias úteis por mês ganhará uma folga mensal.

Inicialmente, a medida funcionará como um projeto-piloto e valerá para os 144 servidores da secretaria de Cidade Sustentável.

continua após publicidade

"É uma iniciativa que foi pensada como um incentivo do uso da bicicleta para além do lazer. Queremos que o nosso servidor deixe o carro em casa e possa se relacionar com a cidade de outra forma", afirma o secretário André Fraga.

Ele mesmo, afirma, costuma fazer o percurso de 20 quilômetros entre casa e o trabalho pelo menos uma vez por semana. E promete ampliar a frequência,

Caso o projeto seja bem sucedido, explica Fraga, ele deverá ser ampliado para os 25.107 servidores da prefeitura.

continua após publicidade

"FISCAL DE PEDAL"

A fiscalização será feita diariamente: o servidor deverá assinar uma declaração de que foi ao trabalho pedalando. Um funcionário será designado para fiscalizar a chegada dos colegas ao trabalho.

continua após publicidade

Mensalmente, o servidor deverá informar os dias em que utilizou a bicicleta para ir ao trabalho por meio de uma declaração e pedir a folga, que será autorizada por seu superior imediato. A medida não vale para estagiários e funcionários terceirizados.

O secretário André Fraga afirma que as folgas não devem comprometer o andamento das atividades da secretaria, que devem ser escalonadas.

Já o servidor Eleandro Pereira quer mesmo é que a medida incentive outros colegas a pedalar. E faça com que a prefeitura acelere a ampliação da rede cicloviária da cidade.

"O prefeito diz que tem projetos, espero que saiam do papel", diz. Atualmente, Salvador 53,4 km de ciclovias e 32,5 km de ciclofaixas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Servidor que pedalar até o trabalho vai ganhar folga mensal em Salvador"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!