MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Líder da Câmara dos Comuns britânica se opõe a ida de Trump ao Parlamento

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, John Bercow, se opôs nesta segunda-feira (6) a um discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, no Parlamento britânico durante sua visita ao Reino Unido neste ano. O discurso

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.02.2017, 20:24:08 Editado em 06.02.2017, 20:25:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente da Câmara dos Comuns do Reino Unido, John Bercow, se opôs nesta segunda-feira (6) a um discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, no Parlamento britânico durante sua visita ao Reino Unido neste ano.

continua após publicidade

O discurso foi feito após duas semanas de protestos contra a ida do republicano a Londres. Os manifestantes exigem que a primeira-ministra, Theresa May, retire o convite que fez em visita a Washington, em 29 de janeiro.

Aos parlamentares, Bercow disse que o veto à entrada de imigrantes e refugiados nos EUA e a reação do americano à liminar que derrubou a medida reforçaram sua rejeição ao discurso de Trump na sede do Legislativo.

continua após publicidade

"Antes da imposição ao veto migratório, eu já me opunha fortemente ao discurso no Palácio de Westminster [sede do Legislativo]. Depois disso, eu me oponho ainda mais a um discurso de Trump no Palácio de Westminster."

Ele pediu aos colegas que levassem em consideração "a oposição ao racismo e ao sexismo e o apoio à igualdade legal e a um Judiciário independente". "[A visita] não é um direito automático, mas uma honra conquistada."

Bercow disse que advogará por não permitir o discurso em encontro com o presidente da Câmara dos Lordes, Norman Fowler, e ao lorde Chamberlain. O americano só será convidado se houver a aprovação de pelo menos dois deles.

continua após publicidade

Dentre os líderes convidados a discursar no Legislativo, estão o ex-presidente dos EUA Barack Obama e sul-africano Nelson Mandela. Não houve convites, porém, aos republicanos George W. Bush e Ronald Reagan.

INCOMUM

A manifestação do presidente da Câmara dos Comuns é considerada incomum. Pela tradição do Legislativo, espera-se que eles se abstenham de entrar em brigas partidárias e outras divisões políticas.

continua após publicidade

A tomada de posição de Bercow foi comemorada pelos trabalhistas, que reuniram firmas de 161 dos 650 legisladores em um abaixo-assinado exigindo que Theresa May desista da ideia de convidar o republicano.

A moção se soma a uma coleta de assinaturas de cidadãos britânicos contra a visita, que tem o apoio de mais de 1,8 milhão de pessoas. A petição será analisada pelos parlamentares no próximo dia 20.

Membros do governo consideraram o pronunciamento fora de tom e que o presidente deveria conhecer os planos de Trump. Eles dizem que o republicano sequer cogitava o discurso devido à sua crítica ao establishment.

Segundo os integrantes do governo britânico, ele preferirá "eventos que deem grande visibilidade", como as visitas à rainha Elizabeth 2ª e outros encontros com a família real, como a troca da guarda cerimonial e o desfile militar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Líder da Câmara dos Comuns britânica se opõe a ida de Trump ao Parlamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!