MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Trump inicia tensão com a Austrália após rixa sobre refugiados

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou uma tensão com a Austrália por conta de um pacto de transferência de refugiados, chamando-o nesta quinta-feira (2) de "acordo estúpido". A afirmação foi feita pouco depoi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.02.2017, 09:30:09 Editado em 02.02.2017, 23:41:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, iniciou uma tensão com a Austrália por conta de um pacto de transferência de refugiados, chamando-o nesta quinta-feira (2) de "acordo estúpido".

continua após publicidade

A afirmação foi feita pouco depois de o jornal "the Washington Post" revelar que Trump teve uma conversa inflamada por telefone com o premiê australiano, Malcolm Turnbull, por divergências sobre o tratado.

"Vocês acreditam? A administração [do presidente Barack] Obama concordou em receber milhares de imigrantes ilegais da Austrália. Por quê? Vou estudar este acordo estúpido", escreveu Trump no Twitter.

continua após publicidade

No sábado (28), Trump conversou por telefone com Turnbull. A conversa, que deveria ter durado uma hora, foi interrompida abruptamente após os dois líderes discutirem sobre o acordo, que prevê a transferência de alguns dos 1.600 refugiados abrigados nas ilhas pacíficas de Nauru e Papua-Nova Guiné -em troca, a Austrália deveria abrigar pessoas deslocadas de países como Guatemala, Honduras e El Salvador.

Das quatro conversas telefônicas com líderes mundiais no mesmo dia, "esta foi a pior de longe", afirmou Trump a Turnbull, segundo autoridades americanas disseram ao "the Washington Post".

Ao ser questionado sobre a reportagem do jornal americano nesta quinta-feira, o primeiro-ministro australiano respondeu: "Agradeço pelo interesse, mas é melhor que estas coisas, que estas conversas sejam conduzidas de maneira franca e privada."

continua após publicidade

O status do acordo de transferência de refugiados com a Austrália está em cheque desde que Trump assinou um decreto, na última sexta-feira (27), suspendendo temporariamente a entrada nos EUA de refugiados, além de viajantes de sete países de maioria muçulmana.

Caso Trump cumpra a promessa de rever os termos do pacto os EUA podem inaugurar uma fase de relações tensas com a Austrália. O país é um dos aliados mais próximos de Washington, um dos chamados "cinco olhos" com os quais Washington compartilha informações consideradas sensíveis.

Menos de duas semanas após chegar à Casa Branca, Trump já iniciou disputas com vários países. Na semana passada, o republicano criou tensões com o México após ordenar a construção de um muro na fronteira. A agência de notícias Associated Press revelou nesta quarta-feira (1º) que Trump ameaçou, em telefonema com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, invadir o país caso as autoridades locais não consegam conter os "bad hombres" (homens maus, em português) que entram ilegalmente nos EUA.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Trump inicia tensão com a Austrália após rixa sobre refugiados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!