MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Oscar indica número recorde de artistas negros

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Se em 2016 o Oscar foi marcado pela falta de indicações a profissionais negros -fato que popularizou a hashtag crítica #OscarsSoWhite-, em 2017, a Academia parece ter prestado atenção à diversidade do cinema. Entre os finalis

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.01.2017, 16:02:52 Editado em 24.01.2017, 16:05:11
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Se em 2016 o Oscar foi marcado pela falta de indicações a profissionais negros -fato que popularizou a hashtag crítica #OscarsSoWhite-, em 2017, a Academia parece ter prestado atenção à diversidade do cinema.

continua após publicidade

Entre os finalistas, divulgados nesta terça (24), há ao menos uma atriz ou ator não branco nas categorias de atuação. Nos últimos dois anos, eram todos brancos. Desta vez, foram seis artistas negros indicados.

Denzel Washington disputará a estatueta por "Fences", mesmo filme que rendeu a Viola Davis uma indicação de atriz coadjuvante. Ambos se tornam, assim, os artistas negros com mais indicações na história da premiação.

continua após publicidade

Octavia Spancer está na briga com Davis por "Estrelas Além do Tempo" e Naomie Harris, por "Moonlight". Ruth Negga, por sua vez, concorre a melhor atriz por "Loving".

Mahershala Ali está na disputa por ator coadjuvante por "Moonlight", mesma categoria de Dev Patel -britânico com ascendência indiana que se destacou em "Lion".

Por trás das câmeras, Kimberly Steward se tornou a segunda mulher negra indicada pela produção de "Manchester à Beira Mar", concorrente a melhor filme. A primeira foi Oprah Winfrey, por "Selma."

continua após publicidade

Diretor e roteirista de "Moonlight", Barry Jenkins é agora o quarto diretor negro a ser reconhecido pelo Oscar -os outros indicados foram John Singleton, Lee Daniels e Steve McQueen.

A categoria de documentários é quase inteiramente dominada por realizadores não brancos: Ava DuVernay ("A 13ª Emenda"), Raoul Peck ("I Am Not Your Negro"), Ezra Edelman ("O.J.: Made in America") e Roger Ross Williams ("Life, Animated").

Os resultados foram celebrados pela Associação Afro-Americana de Críticos de Cinema, que afirmou estar "entusiasmada com os recordes superados com as indicações neste ano". "Esperamos que o progresso da Academia continue para refletir a rica diversidade da América", afirmou a instituição.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Oscar indica número recorde de artistas negros"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!