MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

PF encontra 21 peças desaparecidas de coleção doada ao Museu Imperial

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em operação deflagrada nesta quarta-feira (18), no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia, a Polícia Federal localizou 21 itens desaparecidos da coleção doada pelo milionário Paulo Geyer e sua mulher, Marcia Cecília, ao Museu

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.01.2017, 11:53:56 Editado em 19.01.2017, 13:10:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Em operação deflagrada nesta quarta-feira (18), no Rio de Janeiro, em São Paulo e na Bahia, a Polícia Federal localizou 21 itens desaparecidos da coleção doada pelo milionário Paulo Geyer e sua mulher, Marcia Cecília, ao Museu Imperial.

continua após publicidade

De acordo com a PF, entre os itens encontrados havia três livros raros, pratarias, porcelanas e dois móveis. A polícia não revelou o valor das peças recuperadas, nem o nome das pessoas com quem estavam. Mas elas foram encontradas em escritórios e casas de parentes de Paulo e Maria Cecília.

Além de notória por ser uma das principais coleções do país de temas brasileiros -os Geyer tinham obras de artistas como Johan Moritz Rugendas, Nicolas-Antoine Taunay e Thomas Ender-, o acervo da família ficou conhecido pelo envolvimento em uma história folhetinesca.

continua após publicidade

O casal era dono do conglomerado petroquímico Unipar. Paulo morreu em 2004; a mulher, em 2014.

A doação das mais de 4.000 obras, livros e objetos ao Museu Imperial, além da própria mansão do casal no Rio, foi acertada em 1999. Em 2008, com Paulo já morto, Maria Cecília resolveu contestar na justiça a doação, pedindo a retirada de 220 peças da lista -ao mesmo tempo, passou a impedir o acesso dos técnicos do museu à mansão.

Os funcionários do Museu Imperial só puderam visitar de novo à coleção em 2014. Ao entrar na casa dos Geyer, porém, perceberam o desaparecimento de 124 peças cuja doação havia sido acertada.

continua após publicidade

O curioso é que, de acordo com a PF, nenhuma das peças agora recuperadas faz parte da lista de 220 que Maria Cecília pretendia excluir da doação.

NOVO MUSEU

A ideia é que o Museu Imperial faça da mansão dos Geyer uma nova unidade. Ela deveria ter sido inaugurada ano passado, mas as obras estão atrasadas.

A coleção da família foi tombada, há três anos, pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O conjunto é formado por 1.120 pinturas e gravuras, 2.590 livros e 466 objetos. Entre estes, está uma lanterna de prata que enfeitava uma carruagem de Dom Pedro 2º.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "PF encontra 21 peças desaparecidas de coleção doada ao Museu Imperial"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!