MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Agentes entram em greve e visitas a presídios estão suspensas no Rio

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Parentes dos 51.113 presos do Estado do Rio estão sem poder receber visitas em função da greve dos agentes penitenciários, que teve início à 0h desta terça-feira (17). Sem ter recebido o salário de dezembro e o 13º do an

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.01.2017, 16:13:17 Editado em 17.01.2017, 16:15:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - Parentes dos 51.113 presos do Estado do Rio estão sem poder receber visitas em função da greve dos agentes penitenciários, que teve início à 0h desta terça-feira (17).

continua após publicidade

Sem ter recebido o salário de dezembro e o 13º do ano passado, trabalhadores do sistema penal do Rio decidiram entrar em greve até a próxima segunda-feira (23).

A Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) informou que colocou um plano de contingência para manter a segurança e a rotina nas cadeias do Estado. A pasta, contudo, não dá detalhes de como isso será feito, alegando medidas de segurança.

continua após publicidade

Havia a expectativa, não confirmada até o momento, de que policiais militares assumissem o posto dos grevistas, que fazem piquete em frente ao Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste do Rio, a principal cadeia do Estado, onde se encontra preso, por exemplo, o ex-governador do Rio Sérgio Cabral.

Até a publicação desta reportagem não havia sido registrado maiores tumultos nas cadeias do Estado.

Segundo o movimento grevista, houve paralisação do setor administrativo, sem prejuízo, no entanto, para que sejam servidas as refeições dos presos, bem como a contagem de detentos, entrada e saídas determinadas pela Justiça.

continua após publicidade

POLICIAIS CIVIS

A Polícia Civil também deu início, às 8h desta terça-feira, a uma paralisação de 72 horas, também em protesto contra atrasos salariais.

Segundo o Sindipol (Sindicato dos Policiais Civis) do Rio, apenas ocorrências com violência e grave ameaça, como homicídios, latrocínios e roubos estão sendo atendidas. Prisões em flagrantes feitas pela Polícia Militar também serão encaminhadas.

continua após publicidade

De acordo com o presidente do Sindipol, Francisco Chao, a DDPA (Delegacia de Descoberta de Paradeiros) está funcionando normalmente, devido a investigação do desaparecimento de uma menina em Acari. Homens da Core, o grupo de elite da Polícia Civil, não aderiram à paralisação para dar apoio as investigações sobre a criança.

A ideia é que o movimento dure dois dias. Após esse período, os policiais farão uma assembleia para determinar se entram ou não em greve.

continua após publicidade

SALÁRIOS

Na última segunda-feira (16), o Governo do Rio conseguiu pagar a última parcela do salário de novembro. Os vencimentos de dezembro e o 13º da maior parte das categorias continua ainda sem ter sido pago. O salário de dezembro deveria ter sido pago no último dia 13.

O Estado do Rio negocia junto ao Governo Federal um pacote de ajuda fiscal, que incluirá a suspensão do pagamento do serviço da dívida com União. A expectativa é que até o final desta semana o pacote seja apresentado.

A ideia é que isso dê alívio para o governo colocar sua folha salarial em dia. Desde o início de 2015, imerso em grave crise fiscal, há atraso de pagamentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Agentes entram em greve e visitas a presídios estão suspensas no Rio"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!