MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Preço sobe e faturamento de livrarias cai 9,2% em 2016 no Brasil

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O resultado do mercado editorial em 2016 é como aqueles romances em que, já na metade, adivinha-se o final: a queda de 9,2% no faturamento, comparando com os resultados de 2015. Esse percentual leva em conta a inflação no per

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2017, 16:06:33 Editado em 16.01.2017, 18:40:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O resultado do mercado editorial em 2016 é como aqueles romances em que, já na metade, adivinha-se o final: a queda de 9,2% no faturamento, comparando com os resultados de 2015.

continua após publicidade

Esse percentual leva em conta a inflação no período e foi divulgado nesta segunda (16) no balanço anual do "Painel de Vendas de Livros no Brasil", estudo realizado pelo Snel (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e pela Nielsen BookScan.

Livrarias, bancas e supermercados venderam 10,8% títulos a menos do que em 2015, num reflexo da crise econômica. As promoções de final de ano e as vendas para o Natal ajudaram, com crescimento de 12,5% na quantidade de livros comercializados e aumento de 30% no faturamento.

continua após publicidade

Mas não foram suficientes para compensar a recessão, já anunciada ao longo de 2016 nos balanços semestrais do Snel. Comparativamente, foi possível visualizar o impacto do arrefecimento da onda de livros de colorir, que seguraram o mercado no ano anterior.

O preço médio do livro subiu 8,93%. Se em 2015 custava R$ 35,49, em 2016, foi a R$ 38,66. O aumento, acima da inflação, foi necessário "para fechar as contas", afirma Ismael Borges, gestor do Bookscan no Brasil, em nota divulgada à imprensa.

Os livros mais vendidos no país continuaram sendo os de não ficção.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Preço sobe e faturamento de livrarias cai 9,2% em 2016 no Brasil"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!