MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Coronel diz que tratou com detentos, mas nega acordo com facção

RUBENS VALENTE BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ex-secretário de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas, coronel da Polícia Militar Louismar Bonates afirmou em nota enviada à Folha de S.Paulo que manteve pelo menos uma conversa com "representantes

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 13.01.2017, 13:30:55 Editado em 13.01.2017, 13:35:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RUBENS VALENTE

continua após publicidade

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O ex-secretário de Estado de Administração Penitenciária do Amazonas, coronel da Polícia Militar Louismar Bonates afirmou em nota enviada à Folha de S.Paulo que manteve pelo menos uma conversa com "representantes da massa carcerária", mas negou ter feito acordos com a facção criminosa FDN (Família do Norte).

Em relatório da Operação La Muralla, que investigou a FDN, a Polícia Federal apontou que em julho de 2015, no interior do maior presídio de Manaus (AM), o Compaj, como representante do governo, Bonates e um dos principais líderes da FDN, José Roberto Fernandes Barbosa, fizeram um acordo pelo qual os líderes da facção não seriam transferidos para presídios federais, desde que houvesse paz nas cadeias. A PF baseou-se na troca de mensagens eletrônicas do próprio "Zé Roberto".

continua após publicidade

Procurado pela reportagem na semana passada, inclusive junto ao Comando da PM do Amazonas, o coronel não fora localizado para comentar o relatório.

Agora, em nota, ele afirma que não tratou com "Zé Roberto" sobre como evitar uma possível transferência do detento. De acordo com o relatório da PF, a conversa ocorreu em julho. "Zé Roberto" só foi transferido para presídio federal em novembro do mesmo ano, logo depois da deflagração da Operação La Muralla. Bonates deixou o comando do sistema penitenciário, segundo ele a pedido, também em novembro.

Na nota, o coronel negou que tenha ocorrido o diálogo e que "não existe nenhuma fonte confiável, oficial e concreta que confirme essa informação".

continua após publicidade

Segundo a nota, que não explicou com quem nominalmente ele se reuniu, Bonates participou de tratativas a respeito de "um campo de futebol no Compaj [presídio de Manaus] que era usado para que os ficassem ficassem no 'banho de sol' e que estava desativado por ordem dele, como punição por mau comportamento, inclusive do apenado José Roberto".

"Em todas as unidades prisionais há um preso que é o representante da massa carcerária junto à administração. Foi solicitado pelos presos uma audiência com a nossa administração para reivindicar o retorno da utilização do referido campo de futebol. Então, foi colocado por nós que para o retorno das atividades naquele espaço ficaria condicionado o comportamento exemplar dos apenados", afirmou a nota, atribuindo as declarações ao coronel Bonates.

Ainda conforme a nota, Bonates, quando secretário de Justiça, em 2013, "autorizou a transferência de onze presos, considerados líderes dentro das cadeias, para o sistema federal, por mau comportamento, inclusive o apenado José Roberto".

continua após publicidade

O coronel disse, segundo a nota, que "todas as vezes em que esteve nas unidades prisionais para tratar de assuntos com a massa carcerária, teve a preocupação de entrar em contato com a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai), informando o teor das conversas para que fossem monitoradas 'a posteriori'". Disse ainda que não foi chamado, até o momento, para prestar esclarecimentos à Polícia Federal sobre o assunto.

"Louismar Bonates informou que, durante os seus 36 anos integrando os quadros da Polícia Militar do Amazonas, já desempenhou funções em diversas unidades operacionais e que não teve nada que desabonasse sua conduta profissional. Sendo considerado sempre como um oficial exemplar", afirma nota.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Coronel diz que tratou com detentos, mas nega acordo com facção"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!