Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Senado dos EUA dá primeiro passo para desmontar Obamacare

Loading...

GERAL

Senado dos EUA dá primeiro passo para desmontar Obamacare

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Senado dos Estados Unidos aprovou nesta quinta-feira (12) um primeiro passo para desmontar a lei de reforma da saúde do governo de Barack Obama. A proposta segue para a Câmara dos Deputados, onde deve ser votada na sexta-feira (13).

Aprovada pelo voto de 51 senadores contra 48, a medida instrui comitês da Câmara e do Senado a rechaçar, em até duas semanas, a política de subsídios governamentais para aquisição de planos de saúde, apelidada de Obamacare.

A bancada republicana, que controla as duas Casas do Congresso americano, introduziu a medida contra o Obamacare por meio de procedimento orçamentário, que requere maioria simples para ser aprovado, ao invés dos 60% exigidos para passar legislações comuns. Dessa forma, foi possível evitar negociações com congressistas democratas.

"Precisamos agir rapidamente para trazer alívio para o povo americano", disse o líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConell.

SAÚDE

Introduzido em 2010, o Obamacare atende cerca de 20 milhões de americanos que, até então, não tinham cobertura de planos de saúde. Os democratas defendem a política, argumentando que ela expande o acesso à saúde e ajuda a controlar os gastos das famílias com seguros.

Os republicanos, por sua vez, dizem que o programa representa um inchaço das funções da administração federal e buscam transferir as responsabilidades de saúde pública para os Estados. Entretanto, crescem na legenda as resistências contra o desmonte imediato do Obamacare. Alguns congressistas alertam que, caso não seja apresentada de pronto uma política que o substitua, pode haver um colapso na saúde.

O presidente eleito, Donald Trump, defendeu em entrevista coletiva nesta quarta-feira (11) o fim do Obamacare e prometeu apresentar um programa substituto "simultaneamente" à aprovação, pelo Congresso, de Tom Price, sua indicação para secretário de Saúde.

Os resultados da disputa em torno da política de saúde devem definir o equilíbrio político em Washington pelos próximos anos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57