Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Líder britânica promete detalhar "brexit" nas próximas semanas

Loading...

GERAL

Líder britânica promete detalhar "brexit" nas próximas semanas

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A primeira-ministra britânica, Theresa May, afirmou neste domingo (8) que definirá sua estratégia para o "brexit" nas próximas semanas, negando sugestões de que estaria "confusa" na busca pelo que chamou de relação certa com a União Europeia (UE).

Em sua primeira entrevista deste ano, May ignorou pedidos de líderes empresariais, parlamentares e da oposição por mais detalhes sobre sua estratégia para deixar a UE, oferecendo pouco além de uma promessa de obter o melhor acordo possível.

O "brexit" foi aprovado pelos britânicos em votação em junho, mas o inicio formal do processo ainda não ocorreu.

"Em primeiro lugar eu vou apresentar mais detalhes nas próximas semanas, à medida que caminhamos para ativar o Artigo 50", disse, referindo-se ao processo de saída da UE, que ela iniciará antes do fim de março.

Segundo ela, a questão crucial para ambos os lados do debate -priorizar o controle da imigração para a Grã-Bretanha ou o acesso preferencial ao mercado comum europeu- não se trata de uma escolha binária.

"Mas o que eu estou dizendo é que eu acho errado olhar para isso como apenas uma questão binária, como ou você tem controle da imigração ou você tem um bom acordo comercial - eu não vejo como uma questão binária", disse a primeira-ministra.

Autoridades da UE afirmaram que o Reino Unido não pode ter acesso ao mercado único de 500 milhões de consumidores sem aceitar o princípio do movimento livre e alertaram May repetidamente contra tentar "escolher a dedo" as partes rentáveis da união.

A primeira-ministra afirmou buscar um "acordo ambicioso", descartando a sugestão do ex-embaixador britânico para a UE, Ivan Rogers, de que seu governo estava "confuso" em sua abordagem a uma das mais complicadas negociações em que o país já esteve envolvido desde a Segunda Guerra Mundial.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57