MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

'Devemos presumir que foi um ataque terrorista em Berlim', diz Merkel

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - A chanceler alemã Angela Merkel disse presumir que o incidente no mercado natalino de Berlim, que matou 12 pessoas nesta segunda (19), foi um ataque terrorista, e que seria difícil suportar se ele tivesse sido r

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.12.2016, 08:59:19 Editado em 20.12.2016, 10:15:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - A chanceler alemã Angela Merkel disse presumir que o incidente no mercado natalino de Berlim, que matou 12 pessoas nesta segunda (19), foi um ataque terrorista, e que seria difícil suportar se ele tivesse sido realizado por um imigrante.

"Tem muito que ainda não sabemos com certeza o suficiente, mas devemos, como as coisas estão agora, presumir que foi um ataque terrorista", afirmou em entrevista coletiva nesta terça-feira (20).

continua após publicidade

"Eu sei que seria especialmente difícil para nós suportarmos se fosse confirmado que a pessoa que cometeu esse ato é alguém que procurou asilo e proteção", completou.

Merkel prometeu que todos os detalhes serão esclarecidos e que o responsável será punido.

Mais cedo, a polícia alemã já havia afirmado que está tratando do incidente no mercado natalino de Berlim como um suposto atentado terrorista. Thomas de Maizière, ministro do Interior, também já havia dito haver indicações de ser um ataque.

continua após publicidade

O caminhão que atropelou e matou 12 pessoas teria sido, dessa maneira, dirigido intencionalmente contra o público. Outras 48 pessoas ficaram feridas no local.

As autoridades alemãs investigavam também durante a manhã um hangar abandonado no aeroporto Tempelhof, no sul de Berlim. O local hoje abriga refugiados.

Há suspeita de que o motorista do caminhão seja paquistanês, o que pode ser um desafio à imagem da chanceler Angela Merkel, criticada por sua decisão de abrir as fronteiras a cerca de 900 mil refugiados durante 2015.

continua após publicidade

Segundo a imprensa alemã, o responsável pelo atropelamento entrou na Alemanha neste ano por meio da rota dos Bálcãs. Ele teria nascido em 1993. Não havia confirmação, no entanto.

Um cidadão polonês foi encontrado morto dentro do caminhão, mas ele não estava no comando do veículo, segundo as autoridades.

continua após publicidade

A polícia deve atualizar as informações do caso em uma coletiva de imprensa programada para as 13h do horário local (às 10h em Brasília).

BASTILHA

O caminhão atingiu o público de um mercado de Natal em Berlim em um local próximo à igreja Kaiser Wilhelm, um dos principais pontos turísticos da cidade.

O incidente trouxe à tona as lembranças de um ataque semelhante em Nice, na França, em julho deste ano. Um motorista nascido na Tunísia atropelou pedestres durante o dia da Bastilha, deixando 86 mortos. A organização terrorista Estado Islâmico reivindicou o ataque.

Nenhuma organização reivindicou, por ora, o suposto ataque no mercado de Berlim. Mas milícias como o Estado Islâmico costumam aproveitar-se do intervalo e da dúvida para garantir maior atenção, quando realizam atentados desse tipo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "'Devemos presumir que foi um ataque terrorista em Berlim', diz Merkel"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!