MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Natura Musical anuncia selecionados para projetos na temporada 2017

THALES DE MENEZES SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Numa época em que as gravadoras perdem importância no cenário musical, obrigando a sobrevivência dos artistas em esquemas independentes de produção e comercialização, o edital anual da Natura é visto por músi

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.12.2016, 16:55:48 Editado em 09.12.2016, 17:00:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

THALES DE MENEZES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Numa época em que as gravadoras perdem importância no cenário musical, obrigando a sobrevivência dos artistas em esquemas independentes de produção e comercialização, o edital anual da Natura é visto por músicos e bandas como uma alternativa importante.

São 11 anos de editais, que contemplam projetos ligados à música brasileira. Até hoje, a iniciativa apoiou cerca de 1.350 produtos culturais: mais de 1.200 shows, 132 CDs, 26 DVDs, 21 livros e cinco filmes.

continua após publicidade

O Natura Musical se transformou praticamente em um selo, lançando em média 20 discos por ano. Os contemplados nos editais recebem condições de gravar seu disco e também a realização de alguns shows, em praças escolhidas pelo alcance do trabalho de cada artista. No ano que vem, com a inauguração do espaço de shows Casa Natura Musical, em São Paulo, deve dobrar a produção atual de shows, que tem agora média de 120 apresentações anuais.

O catálogo do Natura Musical vai de Arnaldo Antunes, reconhecido nacionalmente, a Marcelo Jeneci, selecionado no início da carreira. Em 2017, a lista de 25 nomes, divulgada nesta semana, vai da pernambucana Sofia Freire, 19, a Hermeto Pascoal, 80.

Os editais têm uma divisão. Foram duas escolhas nacionais, uma por uma comissão de especialistas e outro por voto popular. Também foram feitos editais para três Estados: Bahia, Pará e Rio Grande do Sul, praças com forte histórico no Natura Musical.

continua após publicidade

Abaixo, a lista do 25 novos integrantes do elenco do Natura Musical.

EDITAL NACIONAL

Anelis Assumpção - A cantora e compositora paulistana começou como backing vocal do pai, Itamar Assumpção, e fez parte da banda Dona Zica. Depois de dois álbuns, "Sou Suspeita, Estou Sujeita, Não Sou Santa" (2011) e "Anelis Assumpção e os Amigos Imaginários" (2014), ela lançará o próximo pelo edital.

continua após publicidade

Johnny Hooker - O cantor, compositor e ator pernambucano é um dos nomes mais importantes de uma cena musical LGBT. Vencedor como Cantor de Canção Popular no Prêmio da Música Brasileira, ele vai lançar o segundo álbum, que tenta repetir sucessos com "Amor Marginal".

Nina Becker - A cantora e compositora carioca que despontou na Orquestra Imperial tem dois discos solo, lançados simultaneamente em 2010, "Azul" e "Vermelho". Seu próximo disco será gravado ao vivo numa jam session.

continua após publicidade

Hermeto Pascoal - Aos 80 anos, o multi-instrumentista alagoano foi contemplado no edital para o projeto "Hermeto Pascoal e Big Band", que inclui a gravação de um álbum acompanhada de um documentário.

Paulo Miklos - O cantor paulistano já tinha dois discos lançados em paralelo a seu trabalho nos Titãs, "Paulo Miklos" (1994) e "Vou Ser Feliz e Já Volto" (2001). Agora fora da banda, ele grava seu terceiro álbum solo, compondo com novos parceiros.

Xênia França - Baiana radicada em São Paulo, a vocalista da big band Aláfia, quer mesclar pop e ritmos afro-brasileiros no disco de estreia. Anuncia como temas a Bahia, a existência, a beleza e o poder da mulher negra.

continua após publicidade

EDITAL NACIONAL - VOTO POPULAR

Rubel - O cantor e compositor carioca mistura MPB e folk rock. Lançou em 2013 seu primeiro disco, "Pearl", gravado em estúdio caseiro, e obteve mais de cinco milhões de views com o clipe de "Quando Bate Aquela Saudade".

Sofia Freire - A pernambucana de 19 anos cria uma salada sonora com beats, psicodelia e até música erudita. Lançou em 2015 o disco "Garimpo". No segundo, no ano que vem, deve mostrar mais o talento de cantora, compositora e pianista.

continua após publicidade

EDITAL DA BAHIA

Livia Mattos - Ela toca vários instrumentos, entre eles acordeão, e já fez trabalhos com Dominguinhos e Chico César. Com origens circenses, ela vai lançar seu primeiro álbum solo e apresentará a performance "A Sanfonástica Mulher-Lona".

continua após publicidade

Lucas Santtana - Depois de turnê na Europa divulgando o álbum "Sobre Noites e Dias", de 2014, o cantor e compositor vai lançar seu sétimo disco, "Modo Avião". Terá um formato "áudio-cinematográfico", com livro de João Paulo Cuenca e desenhos de Rafael Coutinho.

Mateus Aleluia e Os Tincoãs - Nos anos 1960 e 1970, os Tincoãs e seu líder Mateus Aleluia fizeram história na música baiana. Em 2017 sairá o livro "Nós, os Tincoãs", no qual Mateus narra essa trajetória. O lançamento terá show de artistas influenciados pelo grupo.

O Quadro - Com mistura de música regional com hip hop, a banda já viajou pelo mundo e tem um álbum homônimo lançado em 2012. Seu novo trabalho terá participação de Letieres Leite e Mateus Aleluia.

continua após publicidade

Talita Avelino - Cantora e compositora paulista radicada em Salvador, ela lançou o álbum "Pequena Flor", em 2013. O novo trabalho insere batidas eletrônicas em afrobeat, arrocha e reggae.

Xangai - Cantor que segue cultuado por uma legião de fãs, numa história paralela às correntes que se sucedem na MPB, Xangai tem 17 álbuns gravados. Seu projeto é um disco e uma série na internet, na qual narra histórias ao lado de outros compositores baianos, como Elomar, Gordurinha e Mateus Aleluia.

EDITAL DO PARÁ

continua após publicidade

Arthur Nogueira - Cantor e compositor, ele tem três álbuns: "Mundano" (2009), "Sem Medo Nem Esperança" (2015) e "Presente" (2016). No próximo disco, faz parcerias com grandes poetas brasileiros, como Alice Ruiz, Antonio Cícero e Eucanaã Ferraz.

Lucas Estrela - O guitarrista de formação acadêmica tocou com Gaby Amarantos e lançou o álbum "Sal ou Moscou" em 2016. O segundo álbum, no projeto da Natura, terá guitarrada, lambada e tecnobrega.

Luê - A cantora e compositora já teve um disco lançado pela Natura Musical, "A Fim de Onda", de 2012. Ela faz experimentalismos sonoros, em flerte com a eletrônica.

Paulo André Barata - Ele e seu pai, Ruy Barata, são nomes históricos no carimbó, com sucessos na voz de Fafá de Belém. O projeto comemora seus 70 anos com a gravação de um álbum com composições antigas e inéditas, cantadas por grandes da MPB.

Pio Lobato - Um dos nomes da guitarrada. Líder da banda Dona Onete, seu sexto disco seguirá com as experimentações do gênero que realiza desde os anos 1990.

Os Reis do Eletro - As festas de aparelhagem de Belém são dominadas há tempos por David Sampler, Joe Benassi, Marcos Maderito e Waldo Squash. Eles levam música eletrônica para plateias periféricas.

Strobo - A dupla que mistura rock, carimbó e som eletrônico já tocou na Virada Cultural, tem três discos e hoje faz um trabalho com Marina Lima. No projeto para a Natura, vão gravar dez vídeos tocando inéditas nas ruas de Belém.

EDITAL DO RIO GRANDE DO SUL

Dingo Bells - Rodrigo Fischmann (voz e bateria), Diogo Brochmann (voz, guitarra e teclado) e Felipe Kautz (voz e baixo) fizeram sua estreia fonográfica no ano passado, com o álbum "Vida Moderna". No segundo, querem aprimorar a mistura de música brasileira, rock, folk e soul.

Dom La Nena - A cantora e violoncelista Dominique Pinto vive em Paris e grava músicas cantadas em português, espanhol e inglês. Seu terceiro disco, de violoncelo e voz, terá participações da mexicana Julieta Venegas e do uruguaio Jorge Drexler.

Quinteto Persch - O grupo faz um trabalho de difusão do acordeão na música gaúcha. Seu projeto será o CD-livro "Chiquinho & Radamés", escrito pelo músico e jornalista Arthur de Faria. Terá obras de Radamés Gnattali e parcerias com Chiquinho, grandes músicos gaúchos.

Renato Borghetti e Yamandú Costa - Destaques nacionais na gaita e no violão, os dois músicos propõem um encontro para ser registrado em CD e DVD. Eles querem resgatar as obras regionais que tocavam no início de suas carreiras.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Natura Musical anuncia selecionados para projetos na temporada 2017"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!