MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Parlamento sul-coreano aprova processo de impeachment da presidente

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento da Coreia do Sul aprovou nesta sexta-feira (9) a destituição da presidente Park Geun-Hye, envolvida em um escândalo de corrupção que paralisou sua administração e provocou grandes protestos em todo o país. Park é

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.12.2016, 08:26:22 Editado em 09.12.2016, 16:35:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Parlamento da Coreia do Sul aprovou nesta sexta-feira (9) a destituição da presidente Park Geun-Hye, envolvida em um escândalo de corrupção que paralisou sua administração e provocou grandes protestos em todo o país.

continua após publicidade

Park é a primeira liderança democraticamente eleita da Coreia do Sul a ser demitida do cargo.

Aprovado por 234 votos a favor ante 56 contrários, o impeachment transfere imediatamente os poderes de Park ao primeiro-ministro, à espera da decisão do Tribunal Constitucional, que deve ratificar ou invalidar a decisão parlamentar.

continua após publicidade

O processo de impeachment será submetido agora ao Tribunal Constitucional do país, que terá até 180 dias para decidir. Park será formalmente destituída do cargo se seis dos nove juízes do tribunal apoiarem a decisão. Nesse caso, o país deverá realizar novas eleições no prazo de 60 dias.

Durante o julgamento, no entanto, Park poderá permanecer na residência presidencial e receberá seu salário normalmente.

Enquanto a votação acontecia, centenas de pessoas protestavam nas proximidades do Parlamento para pedir o impeachment de Park, que durante a campanha se apresentou como uma candidata incorruptível e "casada com a nação".

O caso que abalou o meio político sul-coreano envolve a amiga íntima da presidente Choi Soon-sil, que foi acusada de ter utilizado a relação para enriquecer e influenciar as decisões políticas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento sul-coreano aprova processo de impeachment da presidente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!