MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Em desafio à Rússia, UE isenta de vistos cidadãos de Ucrânia e Geórgia

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A União Europeia (UE) decidiu nesta quinta-feira (8) autorizar a entrada de cidadãos da Ucrânia e da Geórgia sem a necessidade de vistos. A medida desafia os interesses da Rússia, que nos últimos anos se envolveu em conflitos

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.12.2016, 16:24:40 Editado em 08.12.2016, 16:25:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A União Europeia (UE) decidiu nesta quinta-feira (8) autorizar a entrada de cidadãos da Ucrânia e da Geórgia sem a necessidade de vistos. A medida desafia os interesses da Rússia, que nos últimos anos se envolveu em conflitos armados naqueles dois países.

continua após publicidade

Os governos da Ucrânia e da Geórgia -antigas repúblicas soviéticas- comemoraram a decisão de Bruxelas. Eles veem nas iniciativas de aproximação à UE uma saída para se distanciar da esfera de influência do Kremlin.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, saudou as "notícias animadoras" da UE. O chanceler da Geórgia, Mikheil Janelidze, afirmou que "a Geórgia é parte da Europa".

continua após publicidade

A Rússia apoia movimentos separatistas em uma guerra civil no leste da Ucrânia e, há dois anos, anexou do país a península da Crimeia. Em 2008, Moscou ordenou uma intervenção militar no norte da Geórgia.

As negociações para isentar de vistos os quase 50 milhões de ucranianos e georgianos enfrentavam a resistência de alguns líderes europeus, principalmente da França e da Alemanha, que têm sofrido pressões em seus países para pôr limites ao enorme fluxo de imigrantes e refugiados.

Em 2015, mais de 1 milhão de pessoas, oriundas principalmente do norte da África e do Oriente Médio, cruzaram o Mediterrâneo em busca de asilo em países do bloco. A chegada de estrangeiros foi rechaçada por movimentos nacionalistas de extrema-direita, que vivem um momento de ascensão na Europa.

continua após publicidade

O presidente do Conselho Europeu (órgão executivo da UE), Donald Tusk, comemorou "o fim das disputas sobre o mecanismo de suspensão de vistos". Ele vinha alertando que a demora nas negociações poderia ameaçar a credibilidade do bloco.

Por conta de procedimentos burocráticos, a implementação do regime de livre ingresso de cidadãos da Ucrânia e da Geórgia pode se arrastar por semanas.

Sob as novas regras, a Comissão Europeia ou uma maioria dos Estados membros da UE poderá suspender por nove meses a isenção de vistos para um país caso muitos cidadãos desse país prolonguem sua estadia no bloco sem autorização ou causem problemas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Em desafio à Rússia, UE isenta de vistos cidadãos de Ucrânia e Geórgia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!