MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ATUALIZADA - Família e amigos cantam 'Trenzinho Caipira' em enterro de Ferreira Gullar

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O corpo de Ferreira Gullar foi enterrado na tarde desta segunda (5), com homenagem de seus amigos, leitura de poema e canto. O poeta, que morreu na manhã de domingo (10), foi enterrado no mausoléu da Academia Brasileira

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.12.2016, 20:00:06 Editado em 05.12.2016, 20:00:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIO DE JANEIRO, RJ (FOLHAPRESS) - O corpo de Ferreira Gullar foi enterrado na tarde desta segunda (5), com homenagem de seus amigos, leitura de poema e canto.

continua após publicidade

O poeta, que morreu na manhã de domingo (10), foi enterrado no mausoléu da Academia Brasileira de Letras, no cemitério São João Batista em Botafogo, zona sul do Rio.

Com a família e a mulher -a também poeta Claudia Ahimsa- muito abaladas, coube ao amigo Leonel Kaz, que conheceu Gullar há 45 anos, fazer um discurso.

continua após publicidade

"Encontrava no convívio cotidiano com ele a temperança, a fibra e a honestidade sem igual, a defesa de ideias", disse Kaz. Ele contou que Gullar dizia que um gato havia embaralhado papéis e disso surgiu "A Revelação do Avesso" a última exposição de Gullar com 60 relevos em papel.

E leu o poema "Uma pedra é uma pedra": "Enquanto o homem é uma/ aflição/ que repousa/ num corpo/ que ele/ de certo modo/ nega/ pois que esse corpo morre/ e se apaga/ e assim/ o homem tenta/ livrar-se do fim/ que o atormenta/ e se inventa".

"Gullar sempre dizia que a vida era uma invenção, mas ele próprio foi uma grande invenção de si mesmo. Era um polvo provocador e polêmico, com tantos tentáculos."

continua após publicidade

Ao final, a família cantou os versos de "O Trenzinho do Caipira", melodia de Villa-Lobos para a qual Gullar escreveu a letra:

"Lá vai o trem com o menino/ Lá vai a vida a rodar / Lá vai ciranda e destino / Cidade noite a girar / Lá vai o trem sem destino / Pro dia novo encontrar."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ATUALIZADA - Família e amigos cantam 'Trenzinho Caipira' em enterro de Ferreira Gullar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!