MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

'Gullar deixa semente de resistência', diz Fagner, parceiro musical do poeta

GABRIELA SÁ PESSOA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ferreira Gullar deixou "tanta coisa" a Fagner -quem foi amigo e parceiro em canções como "Traduzir-se", "Me Leve" e, a mais famosa delas, "Borbulhas de Amor". Uma série de poemas, para o compositor cearense

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.12.2016, 19:38:27 Editado em 04.12.2016, 19:40:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GABRIELA SÁ PESSOA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ferreira Gullar deixou "tanta coisa" a Fagner -quem foi amigo e parceiro em canções como "Traduzir-se", "Me Leve" e, a mais famosa delas, "Borbulhas de Amor". Uma série de poemas, para o compositor cearense ainda musicar. E uma biografia de resistência que "deixou um Brasil de esperança", disse o músico à reportagem, por telefone.

Um dos grandes poetas de sua geração, Gullar morreu neste domingo (4), aos 86 anos, em decorrência de uma pneumonia. O funeral acontece na noite deste domingo na Biblioteca Nacional, no Rio.

continua após publicidade

"Ele morre em um dia simbólico, com manifestações e lutas. Ele lutou muito pelo Brasil, em todas as situações. Resistiu a tudo. Ficou anos exilado; anos acreditando em partido, e anos desenganado. Deixa uma semente de resistência para um país que está no chão."

"Isso sem falar no grande poeta, que ainda persegui há duas semanas", conta Fagner.

O compositor prepara um álbum de inéditas para 2017 com importantes parceiros de sua carreira, como Clodo (de "Revelação") e Chico César. Insistiu que Gullar lhe fizesse uma nova letra, "ligava à noite, ficava com medo de incomodá-lo".

continua após publicidade

"Há um mês, fui ao estúdio perto da casa dele. Pensei: vou descer, bater na porta dele. E não bati. Na volta, terminei não indo. Mas em meu último telefonema, nessa época, ele disse que mesmo cansado, faria a música."

Introduzido a Gullar por Vinicius de Moraes ("vou te apresentar ao Ferreira Gullar, o maior poeta brasileiro", lhe disse o "poetinha"), Fagner afirma sempre ter visto no maranhense uma "referência maior, pelo modo como ele trata as palavras".

As afinidades começaram nos anos 1970, a princípio por ambos serem nordestinos. "Nos atracamos. Eu estava diante de uma lenda."

continua após publicidade

"Ele foi incrível comigo. Era um poeta de linguagem mais difícil, mas nas músicas sintetizava [as emoções] como poucos", diz Fagner. Em 1981, elevou o poema "Traduzir-se", de Gullar, a canção-título de um de seus álbuns mais emblemáticos.

Não deu tempo de o poeta finalizar a letra de uma nova canção para Fagner. O compositor, ainda assim, planeja incluir uma homenagem ao parceiro no futuro disco: ou musicando um dos cinco poemas que lhe deixou, ou compondo a partir de algum texto recente de Gullar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "'Gullar deixa semente de resistência', diz Fagner, parceiro musical do poeta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!