MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Mais uma cidade registra morte de macacos com febre amarela em SP

MARCELO TOLEDO RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Mais uma cidade paulista registrou mortes de macacos com febre amarela, o que amplia o alerta sobre o risco de a doença se espalhar. Dois animais morreram vítimas da doença em Jaboticabal (a 342 km de São P

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.12.2016, 15:12:58 Editado em 01.12.2016, 15:15:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARCELO TOLEDO

continua após publicidade

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Mais uma cidade paulista registrou mortes de macacos com febre amarela, o que amplia o alerta sobre o risco de a doença se espalhar. Dois animais morreram vítimas da doença em Jaboticabal (a 342 km de São Paulo), o que fez a prefeitura criar um dia para vacinação em massa de moradores ainda não imunizados contra a doença.

Antes, já houve registros de casos de febre amarela nas zonas rural e urbana em Ribeirão Preto e em cidades da região de São José do Rio Preto.

continua após publicidade

Por meio da sua assessoria, a coordenadora da Vigilância de Vetores e Zoonoses de Jaboticabal, Maura Guedes Barreto, disse que a febre amarela já era tema de discussões no município antes mesmo da descoberta dos macacos mortos, justamente devido à confirmação de casos em Ribeirão Preto -as cidades distam cerca de 60 quilômetros.

O dia 17 foi definido como a data para a vacinação em massa de quem ainda não está imunizado em Jaboticabal. Até lá, porém, os postos de saúde da cidade atenderão os pacientes de segunda a sexta-feira.

O surgimento de casos de febre amarela no interior de São Paulo fez com que municípios antecipassem a vacinação em bebês, além de desenvolverem ações para evitar o risco de proliferação da doença.

continua após publicidade

Na região de São José do Rio Preto foram confirmadas ao menos quatro mortes de macacos com a doença e um homem morreu vítima da forma silvestre da febre amarela.

Em Ribeirão Preto, um sagui com a doença morreu numa praça do centro da cidade e a prefeitura reforçou a vacinação, com postos móveis e abertos aos finais de semana, para tentar atrair as estimadas 100 mil pessoas que não estão imunizadas.

Apesar de o total de mortes já ser suficiente para gerar alerta em serviços de saúde, o número pode ser muito maior. Na região de Rio Preto, há outros quatro animais à espera do resultado de exames e o número de denúncias neste ano de encontro de corpos ou ossadas de macacos já passa de 40. Também há casos em análise em Ribeirão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Mais uma cidade registra morte de macacos com febre amarela em SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!