MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Buscando o 'prazer da dança', francês coloca bailarinos amadores em cena

MARIA LUÍSA BARSANELLI SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - É por meio das diferenças que Jérôme Bel busca a igualdade. Em "Gala", espetáculo que apresenta a partir deste sábado (29) no Brasil, dentro do festival FranceDanse, o coreógrafo francês coloca em cena,

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.10.2016, 12:37:09 Editado em 28.10.2016, 12:40:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

MARIA LUÍSA BARSANELLI

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - É por meio das diferenças que Jérôme Bel busca a igualdade. Em "Gala", espetáculo que apresenta a partir deste sábado (29) no Brasil, dentro do festival FranceDanse, o coreógrafo francês coloca em cena, juntos, bailarinos amadores e profissionais.

"Busco, na grande disparidade entre essas pessoas, uma igualdade", diz Bel à reportagem, por e-mail. "Uma igualdade produzida graças à singularidade de cada uma delas."

continua após publicidade

Um dos principais nomes da dança contemporânea em seu país, Bel se interessa por questões íntimas dos bailarinos. Bebe na fonte de nomes como a alemã Pina Bausch (1940-2009) e o americano Merce Cunningham (1919-2009). Em "Disabled Theater" (2012), por exemplo, dirigiu artistas com deficiência intelectual do grupo suíço Theater Hora.

Também critica a padronização que vê hoje na dança contemporânea. "Em 99% dos espetáculos os bailarinos têm entre 20 e 35 anos anos, são esbeltos, em plena forma e bonitos, senão bonitos demais."

FRÁGIL

continua após publicidade

"Gala", que estreou em Bruxelas no ano passado, começou por acaso. Bel aceitou o convite da colega Jeanne Balibar para lecionar nos ateliês de voz e dança da atriz e cantora na periferia de Paris. Interessou-se pelo aspecto "frágil" de diletantes. "Eles nunca conseguem fazer o que um profissional faz. Digamos que o projeto é este: tentar, explorar mais do que dominar, nunca desistir. Como diria Samuel Beckett: 'Try again, fail again, fail better' [tente de novo, erre de novo, erre melhor]."

Mergulhando nessa diversidade de pessoas, oriundas de classes sociais diferentes, Bel se viu diante de um "problema sócio-político". "Achei que seria interessante resolvê-lo artisticamente, coreograficamente." Mas ele rejeita rótulos como o de "projeto social". "Faço arte e sei que ela é social e política, mas não queria chegar a essa categoria porque, artisticamente, ela não é levada tão a sério."

O coreógrafo busca, assim, o princípio do que move a arte, o desejo de dançar. "A prática amadora se baseia na ideia do prazer", conta Bel. O que se vê em cena é uma espécie de celebração, como em espetáculos típicos de fim de ano, a que o título de "Gala" remete.

continua após publicidade

Os amadores tentam um "moon walk" ao estilo Michael Jackson, soltam-se ao som de hits como "Happy", de Pharrell Williams, ensaiam um passo de Broadway com "New York, New York".

Ali, o francês testa também o olhar do espectador e seus julgamentos diante da dança amadora. "O que me interessa é o que a dança significa, como ela se exprime no indivíduo (amador ou profissional) e o que ela permite revelar nas pessoas que a linguagem não consegue."

continua após publicidade

GALA

QUANDO sáb. (29), às 21h, e dom. (30), às 18h

ONDE Sesc Bom Retiro, al. Nothmann, 185, tel. (11) 3332-3600

QUANTO R$ 15 a R$ 50

CLASSIFICAÇÃO livre

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Buscando o 'prazer da dança', francês coloca bailarinos amadores em cena"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!