MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Quase 90% dos projetos da Rouanet têm irregularidades, aponta CGU

GABRIELA SÁ PESSOA SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dos 34,1 mil projetos inscritos no Ministério da Cultura desde a criação da Lei Rouanet, em em 1991, ao menos 29,9 mil apresentam irregularidades -ou 87,7% do total. A conta foi elaborada pela CGU (Controla

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.10.2016, 19:19:14 Editado em 27.10.2016, 22:53:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

GABRIELA SÁ PESSOA

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dos 34,1 mil projetos inscritos no Ministério da Cultura desde a criação da Lei Rouanet, em em 1991, ao menos 29,9 mil apresentam irregularidades -ou 87,7% do total.

A conta foi elaborada pela CGU (Controladoria Geral da União) e apresentada à imprensa por Rodrigo Viegas, chefe do órgão em São Paulo, nesta quinta-feira (27), durante a entrevista coletiva em que Polícia Federal e Ministério Público Federal apresentaram informações sobre a Operação Boca Livre S/A, que investiga fraudes de R$ 27 milhões na lei de incentivo à cultura.

continua após publicidade

Os problemas vão desde relacionamentos inidôneos entre proponentes, patrocinadores e fornecedores de projetos culturais a produtoras que funcionam como testas de ferro e demandam recursos da Rouanet sem manter funcionários registrados e em situação inativa na Receita Federal.

A CGU elaborou uma série de recomendações ao MinC de aprimoramento da lei de incentivo à cultura. Entre elas, a proibição de projetos em que haja vínculo entre proponente, patrocinador e fornecedores, estabelecer uma tabela com preços de mercado e compartilhar informações de beneficiários da Rouanet com a Receita Federal e os demais órgãos de governo.

Segundo Viegas, o MinC planeja adotar as sugestões e a proposta apresentada nesta quarta (27) pelo ministro da Cultura, Marcelo Calero, de implementar o uso de cartão de crédito por proponentes, vinculado a uma conta única para despesas dos projetos, se deu a partir de sugestão da CGU.

continua após publicidade

Calero prestou esclarecimentos à CPI que investiga na Câmara irregularidades na Lei Rouanet.

Na terça (25), a delegada da Polícia Federal Melissa Maximino Pastor, que participa das investigações da Boca Livre, também falou à comissão. Na entrevista coletiva desta quinta, ela defendeu a fiscalização das leis de incentivo à cultura. Comentou que o MinC "não pode liberar mais recursos do que tem capacidade de fiscalizar".

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Quase 90% dos projetos da Rouanet têm irregularidades, aponta CGU"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!