MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Parlamento Europeu dá prêmio a ativistas yazidis ex-reféns do EI

DIOGO BERCITO MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - As ativistas iraquianas Nadia Murad e Lamiya Aji Bashar, de origem yazidi, receberam nesta quinta-feira (27) o Prêmio Sakharov, entregue pelo Parlamento Europeu. O troféu prestigia os ativistas na luta pelos dir

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.10.2016, 09:13:55 Editado em 27.10.2016, 22:53:41
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

DIOGO BERCITO

continua após publicidade

MADRI, ESPANHA (FOLHAPRESS) - As ativistas iraquianas Nadia Murad e Lamiya Aji Bashar, de origem yazidi, receberam nesta quinta-feira (27) o Prêmio Sakharov, entregue pelo Parlamento Europeu. O troféu prestigia os ativistas na luta pelos direitos humanos.

Murad e Bashar haviam sido capturadas pelo Estado Islâmico (EI), e desde sua soltura advogam em prol das mulheres dessa minoria étnico-religiosa perseguida pela organização terrorista no Oriente Médio.

continua após publicidade

Murad, em especial, tem lutado pelo reconhecimento da morte de yazidis na região como um genocídio.

Milhares de garotas yazidi foram escravizadas e estupradas pelo EI desde que essa milícia tomou grandes porções de território no Iraque e na Síria, em 2014, estabelecendo seu auto-proclamado califado.

O Sakharov foi anunciado por Martin Schulz, presidente do Parlamento Europeu. A cerimônia de entrega deve ser realizada em 14 de dezembro, em Estrasburgo. As ativistas vão receber o equivalente a R$ 170 mil.

continua após publicidade

Competia também pelo troféu o jornalista turco Can Dundar, condenado a mais de cinco anos de prisão por relatar o envio de armas turcas à Síria. Ausente do próprio julgamento, Dundar está hoje exilado na Alemanha.

O vencedor da última edição do Sakharov foi o bloqueiro saudita Raif Badawi, preso e açoitado devido à acusação de insultar o islã.

Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul, também já recebeu o prêmio, criado em 1988 como uma homenagem ao dissidente soviético Andrei Sakharov.

continua após publicidade

CRENÇA

Os yazidis são uma minoria étnico-religiosa que vive na província de Nínive, no norte do Iraque. Estima-se que haja 800 mil deles.

Os yazidis são etnicamente curdos, uma minoria presente no sudeste turco e norte do Iraque e da Síria. A crença surgiu por volta do século 11, unindo elementos de diferentes crenças regionais, como o zoroastrismo (uma antiga religião persa).

Eles são conhecidos, no Oriente Médio, por cultuarem o anjo-pavão Melek Tawus, que recusou-se a homenagear a criação divina e, por isso, foi castigado.

Para os yazidis, o anjo arrependeu-se e foi perdoado por Deus. Essa diferença em relação ao cristianismo e ao islã fez com que esse grupo fosse considerado "adorador do demônio" e historicamente perseguido. Há diásporas em países como a Armênia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Parlamento Europeu dá prêmio a ativistas yazidis ex-reféns do EI"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!