Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

À CPI, Ana de Hollanda defende rigor do MinC e blog de Bethânia

Loading...

GERAL

À CPI, Ana de Hollanda defende rigor do MinC e blog de Bethânia

- Atualizado em 18/10/2016 20:00

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Ministra da Cultura de janeiro de 2011 a setembro de 2012, Ana de Hollanda prestou esclarecimentos à CPI da Lei Rouanet na Câmara, em sessão na terça (18).

Entre explicações sobre o funcionamento do mecenato, ela defendeu Maria Bethânia e seu projeto "O Mundo Precisa de Poesia".

Em 2011, Bethânia conseguiu aprovação para captar, via Lei Rouanet, R$ 1,3 milhão para um blog com 365 vídeos em que declamaria poemas. Depois de diversas críticas, Bethânia cancelou o projeto.

Para Hollanda, as queixas foram "um ataque absurdo". "Qual país não se orgulharia de ter uma Bethânia?", questionou. "Foi uma injustiça."

Ela também disse que desvios na Lei Rouanet -como aqueles investigados na Operação Boca Livre, ação da Polícia Federal que apura fraudes em projetos- são "um percentual ínfimo em relação ao que é bem executado".

A ex-ministra afirmou que o próprio MinC foi responsável por descobrir os desvios hoje apurados pela PF. Segundo Hollanda, a Sefic (Secretaria de Financiamento e Incentivo à Cultura), em 2011, percebeu que produtores apresentavam fotos iguais para comprovar ações culturais distintas.

O ministério, porém, "não tem a função de punir", e o caso foi para a CGU (Controladoria Geral da União) no começo da gestão seguinte, de Marta Suplicy.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56