Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Premiado vocalista de jazz Kurt Elling faz única apresentação em SP

Loading...

GERAL

Premiado vocalista de jazz Kurt Elling faz única apresentação em SP

- Atualizado em 18/10/2016 12:25

CARLOS CALADO

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Chamá-lo simplesmente de cantor não faz jus à sua sofisticada concepção musical. Kurt Elling utiliza a voz como um instrumento, na melhor tradição dos grandes vocalistas do jazz -de Louis Armstrong a Jon Hendricks e Mark Murphy, que o influenciaram.

"O jazz é a música por meio da qual eu encontro e interpreto o mundo", diz o norte-americano de Chicago, em entrevista à reportagem. Nesta quarta (19), ele canta na Sala São Paulo, em concerto beneficente promovido pela Tucca (Associação para Crianças e Adolescentes Carentes com Câncer).

Num universo musical dominado por cantoras, Elling reinou quase absoluto neste século. A revista especializada "Down Beat" o elegeu "melhor vocalista masculino de jazz" por 14 anos consecutivos. Indicado dez vezes para o prêmio Grammy, saiu vencedor em 2009, com o álbum "Dedicated for You".

"Não se ganha muito dinheiro ou fama como cantor de jazz -nada comparado ao que você consegue ao se tornar um astro pop", ele comenta, tentando explicar a hegemonia feminina. "A maioria dos garotos atraídos pelo jazz prefere tocar um instrumento. E a maior parte dos que evoluem cantando acaba deixando o jazz".

Em duas décadas de carreira, Elling já lançou 11 álbuns. Nos últimos anos, deixou de se limitar ao repertório jazzístico. Em "Passion World" (2015), seu álbum mais recente, ele interpreta canções de vários países, como a cubana "Si Te Contara" (Felix Altuna), a francesa "La Vie em Rose" (Louiguy e Piaf) e a brasileira "Você Já Foi à Bahia" (Dorival Caymmi).

Também já gravou releituras de canções pop de Paul Simon, Sam Cooke e Carole King no álbum "1619 Broadway" (2012). E recriou sucessos do rock das bandas King Crimson e Beatles em "The Gate" (2010).

O critério para escolher o repertório é, segundo ele, bem pessoal. "Preciso sentir, de algum modo, minha própria história naquela canção, que ela é capaz de despertar minha memória e meus sentimentos. Também tenho de sentir que posso acrescentar algo meu à história dessa canção no mundo".

Já na hora de interpretar a canção, ou mesmo de improvisar com a voz, Elling acha que é essencial pensar antes de tudo no ouvinte. "Meu objetivo é criar música para as pessoas, cantar para a plateia. O grande jazz sempre foi feito para as pessoas", afirma.

Admirador da música brasileira, ele ressalta que, embora já tenha interpretado clássicas canções de "prodígios da criatividade, como Caymmi, Jobim e Vinicius de Moraes", costuma estar aberto para aprender com músicos mais jovens.

"O Brasil transborda em talento, diversidade e beleza musical", elogia, destacando os cantores Seu Jorge e Ana Carolina entre seus favoritos mais recentes. "Adriana Calcanhotto, Bixiga 70 e Ava Rocha também fazem parte de minha coleção", acrescenta.

A poucas semanas das conturbadas eleições para a Presidência dos EUA, Elling diz acreditar na derrota de Donald Trump.

"É uma catástrofe que esse sujeito intolerante e repulsivo tenha chegado a representar uma face dos Estados Unidos para o mundo. É um insulto para as pessoas de boas intenções em todo o mundo que esse homem tenha recebido tamanho destaque, mas eu acredito que Trump será derrotado por maioria esmagadora".

KURT ELLING

ONDE: Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos, tel. 3223-3966)

QUANDO: quarta (19), às 21h

QUANTO: de R$ 140 a R$ 350

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO ·