Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Antes de 'pausa humanitária', Rússia cessa ataques em Aleppo

Loading...

GERAL

Antes de 'pausa humanitária', Rússia cessa ataques em Aleppo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Aviões de guerra da Rússia e da Síria interromperam nesta terça-feira (18) seus bombardeios sobre Aleppo, cidade no norte da Síria tomada por rebeldes, em preparação para a "pausa humanitária" nos ataques prevista para a quinta-feira (20).

Segundo o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, a interrupção dos ataques começou às 10h locais (5h em Brasília) e tem como objetivo preparar a abertura de corredores humanitários na cidade.

A Rússia também diz esperar que a trégua leve rebeldes a deixar Aleppo voluntariamente, de modo que seja possível distinguir a oposição moderada de organizações terroristas.

Grupos rebeldes, entretanto, rejeitam sair de Aleppo, que é uma das maiores cidades da Síria e um dos bastiões dos insurgentes.

"As facções rejeitam inteiramente qualquer retirada -isso é rendição", disse Zakaria Malahifiji, representante do grupo rebelde Fastaqim, que atua em Aleppo.

Al-Farouk Abu Bakr, comandante em Aleppo do grupo islamita Ahrar al-Sham, disse que os rebeldes continuarão lutando.

"Quando pegamos em armas no começo da revolução para defender nosso povo abandonado, prometemos a Deus que não as repousaríamos até a queda desse regime criminoso", afirmou, referindo-se ao governo de Assad.

Os rebeldes de Aleppo dizem que facções ligadas aos terroristas da Al Qaeda ou ao Estado Islâmico têm pouca ou nenhuma presença na cidade.

Atualmente, a parte oriental da cidade, controlada por insurgentes, está cercada por tropas leais ao regime do ditador Bashar al-Assad -estima-se que 270 mil pessoas vivam nessa área. Com o apoio da Rússia, a aviação síria vem bombardeando a cidade, matando centenas de civis e deixando o cenário urbano em ruínas.

A guerra na Síria se arrasta há quase seis anos e já deixou cerca de 400 mil mortos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1905 · 21/02/2017

29 35 43 54 56 57