Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Antes de 'pausa humanitária', Rússia cessa ataques em Aleppo

Loading...

GERAL

Antes de 'pausa humanitária', Rússia cessa ataques em Aleppo

- Atualizado em 18/10/2016 10:15

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Aviões de guerra da Rússia e da Síria interromperam nesta terça-feira (18) seus bombardeios sobre Aleppo, cidade no norte da Síria tomada por rebeldes, em preparação para a "pausa humanitária" nos ataques prevista para a quinta-feira (20).

Segundo o ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, a interrupção dos ataques começou às 10h locais (5h em Brasília) e tem como objetivo preparar a abertura de corredores humanitários na cidade.

A Rússia também diz esperar que a trégua leve rebeldes a deixar Aleppo voluntariamente, de modo que seja possível distinguir a oposição moderada de organizações terroristas.

Grupos rebeldes, entretanto, rejeitam sair de Aleppo, que é uma das maiores cidades da Síria e um dos bastiões dos insurgentes.

"As facções rejeitam inteiramente qualquer retirada -isso é rendição", disse Zakaria Malahifiji, representante do grupo rebelde Fastaqim, que atua em Aleppo.

Al-Farouk Abu Bakr, comandante em Aleppo do grupo islamita Ahrar al-Sham, disse que os rebeldes continuarão lutando.

"Quando pegamos em armas no começo da revolução para defender nosso povo abandonado, prometemos a Deus que não as repousaríamos até a queda desse regime criminoso", afirmou, referindo-se ao governo de Assad.

Os rebeldes de Aleppo dizem que facções ligadas aos terroristas da Al Qaeda ou ao Estado Islâmico têm pouca ou nenhuma presença na cidade.

Atualmente, a parte oriental da cidade, controlada por insurgentes, está cercada por tropas leais ao regime do ditador Bashar al-Assad -estima-se que 270 mil pessoas vivam nessa área. Com o apoio da Rússia, a aviação síria vem bombardeando a cidade, matando centenas de civis e deixando o cenário urbano em ruínas.

A guerra na Síria se arrasta há quase seis anos e já deixou cerca de 400 mil mortos.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 09/12

HELENA CORREA DE ANDRADE, recém-nascida

MAUÁ DA SERRA 09/12

CLAUDENIR COELHO SOARES, 35 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1883 · 07/12/2016

16 27 28 47 59 60