Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Shakespeare faria uma boa peça sobre Donald Trump, diz ator britânico

Loading...

GERAL

Shakespeare faria uma boa peça sobre Donald Trump, diz ator britânico

- Atualizado em 17/10/2016 22:24

MARIA LUÍSA BARSANELLI

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Para o ator, diretor e dramaturgo Tim Crouch é muito mais fácil fazer o papel do protagonista. "É uma inspiração muito maior interpretar um personagem secundário. É uma experiência estranha: interagir com a peça em poucos momentos, mas estar totalmente entregue a ela quando essa interação acontece."

O inglês é um dos destaques do 8º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council e abre a programação nesta segunda (17) em uma palestra com o diretor Pedro Brício. Depois, Crouch encena na terça (18) sua performance "Eu, Malvolio" -na quinta (20) e na sexta (21), ele apresenta o trabalho no Tempo Festival, no Rio.

Na adaptação de Crouch, Malvolio, mordomo e personagem secundário de "Noite de Reis", ganha protagonismo. Trata-se de uma série de cinco peças nas quais o inglês, um especialista Shakespeare, reconta tramas do bardo do ponto de vista de personagens menores, como o monstro Caliban, de "A Tempestade", e a fada Flor de Ervilha, de "Sonho de uma Noite de Verão".

"O que faço nessas peças é tentar mudar a perspectiva com que olhamos o mundo."

E o faz visando um público jovem. "Acho bom que crianças entendam que a história foi feita de 'gente pequena', como elas. Soa como uma afirmação democrática."

Em "Noite de Reis", Malvolio é levado a crer que sua patroa, a nobre Olivia, está apaixonada por ele. Ao descobrir a farsa, ele busca vingança.

Na versão de Crouch, ele surge como um bufão ranzinza e sua vendeta é rir da plateia que caçoara dele. Ele convida o público para o palco e testa até que ponto os espectadores têm compaixão por esse homem detestável. Em uma cena, pendura uma corda pelo teto, sobe numa cadeira e questiona os presentes se deveria tirar a própria vida.

"Às vezes, a plateia domina a cena. Em uma apresentação na Coreia, um garoto me chutou muito forte. A peça teve de ser interrompida por um momento, mas, quando recomeçou, foi muito mais potente", conta Crouch. "Fiquei com hematomas por uma semana, mas valeu a pena."

O espetáculo, diz a jornalista e dramaturga Marici Salomão, coordenadora do Núcleo de Dramaturgia do Sesi, tem "uma elegância renascentista e a violência -no sentido de quebrar paradigmas- da contemporaneidade".

Dando voz a um personagem secundário, ele também conversa com esta edição do ciclo, que, além de celebrar os 400 anos de morte de Shakespeare, traz o tema "Dramaturgia e Relações de Poder".

Segundo Salomão, é um assunto não só muito presente na obra do bardo como algo bastante atual. "Sem entrar em questões partidárias, mas a grande polaridade que a gente vive hoje é um grande exemplo de jogos de poder."

O ciclo, que vai até 1º de novembro, ainda terá mesas com o historiador Leandro Karnal, a atriz Imara Reis e o diretor Marcelo Lazzaratto e uma leitura encenada de "Ofélia Emparedada", texto de Erica Montanheiro.

Na quarta (19), Crouch ainda dará uma aula magna (com inscrições já encerradas) sobre "A Tirania da Grandeza".

De acordo com o britânico, no curso ele também irá explorar a tirania de palavras: de que forma termos como "terror", "Deus" e "mal" podem ser usados como armas.

"Veja Donald Trump e seu slogan, 'Make America Great Again' [vamos fazer a América ser grandiosa de novo]. Shakespeare teria escrito uma boa peça sobre Trump."

EU, MALVOLIO

QUANDO ter. (18), às 20h (SP); qui. (20) e sex. (21), às 20h30 (Rio)

ONDE Centro Cultural Fiesp, av. Paulista, 1.313, São Paulo tel. (11) 3528-2000; Espaço Cultural Municipal Sérgio Porto, r. Humaitá, 163, Rio, tel. (21) 2535-3846

QUANTO grátis (SP); R$ 30 (Rio)

CLASSIFICAÇÃO 12 anos

8ª Ciclo do Núcleo de Dramaturgia Sesi-British Council

QUANDO de 17 de outubro a 1º de novembro

ONDE Centro Cultural Fiesp, av. Paulista, 1.313, São Paulo tel. (11) 3528-2000

QUANDO grátis (reservas em www.sesisp.org.br/meu-sesi )

PROGRAMAÇÃO www.sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-dramaturgia/programacao

Meu Reino por Shakespeare!

Encontro de abertura com o dramaturgo britânico Tim Crouch e o brasileiro Pedro Brício

Seg. (17), às 20h

Eu, Malvolio

Monólogo com o britânico Tim Crouch

Ter. (18), às 20h

A Tirania da Grandeza

Aula magna com o britânico Tim Crouch

Qua. (19), às 14h30

Shakespeare, o Indivíduo, a Noz e Nós

Palestra com Leandro Karnal

Seg. (24), às 20h

*Mulheres de Shakespeare *

Oficina com Marici Salomão.

De 25 a 28 de outubro, das 18h às 22h

Ofélia Emparedada

Leitura encenada com texto de Erica Montanheiro e direção de César Baptista, e no elenco atores convidados da 8ª turma do Núcleo de Dramaturgia SesiI-British Council

Seg. (31), às 20h

Dramaturgia e Relações de Poder

Mesa-redonda com a atriz Imara Reis e o diretor Marcelo Lazzaratto e mediação de César Baptista.

Ter. (1º/11), às 20h

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1881 · 30/11/2016

03 10 30 44 53 56